Comunicado: Efeito emocional da pandemia

Existem muitas consequências da pandemia que todos estamos vivendo. São quase quatro meses desde que os primeiros casos foram registrados no Ceará e, de lá para cá, passamos por diversas fases, d o isolamento social a várias etapas de retomada das atividades - em diferentes tempos para cada município do Estado. Uma pesquisa do Instituto Opnus foi realizada com 1.408 cearenses e apontou que, pelo menos 62% deles, apresentaram medo, ansiedade, depressão e pânico durante o isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Conforme o levantamento, medo de sair de casa e medo no geral foram os sentimentos mais citados pelos cearenses. As mulheres cearenses foram a maioria entre os que confessaram ter vivenciado esses impactos durante o isolamento social. O cuidado com a saúde mental deve ser, portanto, uma das preocupações constantes durante esta pandemia, e durante toda a retomada. Isto deve vir, se for possível, com o acompanhamento de profissionais capacitados para este tipo de serviço. Por isso, fique atento aos locais com atendimento psicológico gratuito e às formas de continuar tendo acesso aos cuidados com a saúde mental mesmo em meio à pandemia. E é importante oferecer acolhida àqueles que passam por esses problemas durante este período, tão difícil para todos os brasileiros e cearenses.

Atendimento

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) retoma, na próxima segunda-feira (3), o atendimento presencial nas lojas d do Centro e da Aldeota. Os serviços acontecerão de forma reduzida e com o agendamento prévio, que já pode ser realizado no site da Companhia. A entrada no ambiente das lojas só será permitida mediante o uso de máscaras e obediência às normal sanitárias.

Comdica

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) irá atender em novo endereço. Desde esta quarta-feira (30), o órgão está funcionando na Rua Guilherme Rocha, 1072, Centro, ao lado do Conselho Tutelar I. Durante a pandemia, o Comdica atua de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e segue provisoriamente sem atendimento ao público.

Aplicativo

A plataforma "AMC Móvel" é um aplicativo gratuito que reúne serviços na área de trânsito. Entre os serviços disponíveis, o Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado de Fortaleza. Depois de baixar o aplicativo e se cadastrar, basta que o condutor informe um breve relato da ocorrência e anexe as imagens necessárias para descrever a colisão. Em cinco dias úteis, a AMC dá um retorno. Uma praticidade para os motoristas!

Retomada

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) inclui, a partir do dia 3 de agosto, mais uma ação no Plenário Virtual das Sessões do Pleno e das Câmaras: a sustentação oral. As partes ou procuradores devidamente habilitados poderão solicitar a sustentação oral até as 12 horas do dia útil anterior à abertura da sessão, por meio do Portal de Serviços Eletrônicos - e-TCE.

Estão abertas inscrições para o workshop que aborda "O papel da Defensoria Pública na prevenção e no combate à tortura em audiência de custódia conforme parâmetros internacionais". Promovido pela Defensoria, o workshop irá ocorrer na próxima quinta-feira, dia 6 de agosto, a partir das 14 horas.

As inscrições devem ser realizadas mediante solicitação enviada ao e-mail da Escola Superior (escola.Superior@defensoria.Ce.Def.Br), até o dia 5 de agosto, às 12 horas. O evento é destinado a defensores.


Assuntos Relacionados