Comunicado: É preciso dimensionar perdas

Ao cruzarmos a marca das 100 mil mortes em decorrência da Covid-19 no Brasil, número comparável ao de grandes guerras e desastres, cabem algumas reflexões. Desde que, em 19 de março, o País ultrapassou pela primeira vez os 1.000 óbitos em um único dia, temos uma média diária de pouco mais de 1.000 mortes por conta da doença.

São mais de seis explosões de Beirute, no Líbano, ou cinco aviões da Air India Express se partindo sem deixar sobreviventes, diariamente e por mais de 80 dias. Quem, a essa altura, em vez de buscar soluções para a tragédia, afirma que "é preciso tocar a vida", é porque há bastante tempo já normalizou a morte.

Pressões

De setores como bares, eventos e instituições privadas de ensino, chegam ao Estado, inclusive por intermédio de vários deputados estaduais, pressões para que a retomada gradual das atividades econômicas também possa contemplá-los. Mais do que a importância social e econômica desses segmentos, o governador Camilo Santana (PT), porém, deve atentar para o potencial deles de reativar uma nova onda de contágio. Não necessariamente pelos estabelecimentos, mas por uma dificuldade de controle que já tem se mostrado preocupante em outras atividades.

O Ceará vem conseguindo estabilização importante no quadro da pandemia, mas nunca é demais lembrar a velocidade com que o vírus se espalhou do epicentro inicial, na China, para todo o planeta. Nos Estados Unidos, a retomada de aulas presenciais também tem inspirado preocupações. A situação em nível nacional ainda é de descontrole. Não podemos descuidar!

História Indígena

Neste domingo, 9 de agosto, foi celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Para quem quer se aprofundar nas riquezas e raízes dos nossos povos nativos, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura inicia hoje o curso online gratuito "Por uma História Indígena - Antropologia da Memória & Museus Indígenas no Siri-Ará". As transmissões acontecem das 15h às 17h no canal do Dragão no YouTube, começando hoje e seguindo pelos próximos dias 12, 14 e 17. A transmissão do curso será aberta, mas quem quiser receber certificado deve efetuar inscrição no site do Centro Dragão Mar (www.Dragaodomar.Org.Br) até as 9h de hoje.

Revista Controle

A plataforma digital do Tribunal de Contas do Estado (TCE) recebe até esta segunda-feira (10) trabalhos aspirantes a integrar a próxima edição da Revista Controle, a publicação periódica científica do TCE. São aceitos artigos de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Finanças Públicas, Controle Externo, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Lei de Licitações e Contratos, Fiscalização das Organizações Sociais, Processo Administrativo, Contabilidade Pública, Auditoria Operacional, de Gestão e de Processos, e demais ramificações.

Gastronomia

Terminam nesta segunda-feira (10) as inscrições para o concurso "A Comida Cearense que virá", promovido pelo Senac/CE. A competição vai julgar pratos originais com uso de pelo menos três ingredientes regionais, preparados por amantes da gastronomia, sejam amadores ou profissionais. Os três primeiros colocados na competição ganham cursos (de bolos e tortas e de hamburgueria) e um kit de livros de gastronomia. As inscrições, que incluem a gravação de um vídeo com a receita, são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.Ce.Senac.Br/concurso-de-gastronomia/.

Você tem interesse em receber mais conteúdo da cidade de Fortaleza?

Assuntos Relacionados


Redação 21 de Setembro de 2020