Com duas novas estações, VLT que liga Parangaba ao Mucuripe é concluído em Fortaleza

A inauguração das estações aconteceu na manhã desta quarta-feira (16), e a partir de agora o VLT passa a operar em sua extensão integral, passando pelas dez estações.

VLT fará o trajeto inteiro em 36 minutos, indo da Parangaba para o Mucuripe e vice-versa
Legenda: VLT fará o trajeto inteiro em 36 minutos, indo da Parangaba para o Mucuripe e vice-versa
Foto: Foto: José Leomar

O Veículo Leve sobre Trilho (VLT) de Fortaleza ganhou mais duas estações na manhã desta quarta-feira (16), a Mucuripe e a Iate, e com isso teve o seu percurso concluído. Com a conclusão das obras, o VLT passa a operar em sua extensão integral com as dez estações em funcionamento. De acordo com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), o modal começa a operar nesta quinta-feira (17), com horário extendido. 

O VLT que já chegou a registrar um média de 240 mil passageiros por mês, antes mesmo de sua conclusão, agora operará em sua total extensão, de 13,2 km, atravessando a cidade em 36 minutos e passando por 22 bairros. Para Cristina Sales, auxiliar de serviços gerais, que utiliza os serviços do VLT para se deslocar mais rápido até o trabalho. “É muito mais rápido e menos cansativo, porque de ônibus eu passo mais de 50 minutos no trajeto, já de VLT eu consigo chegar no trabalho em 22 minutos”, explica. 

A partir de agora, as dez estações do VLT em funcionamento são: Parangaba, Montese, Vila União, Borges de Melo, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Papicu, Mucuripe e Iate. Por enquanto o transporte está em fase de operação assistida e continuará a funcionar de forma gratuita para a população. 

Durante a cerimônia de inauguração das estações e em suas redes sociais, o governador do Estado, Camilo Santana, enfatizou que a conclusão da obra além de favorecer a mobilidade de Fortaleza, também “beneficia, ainda, moradores da Região Metropolitana de Fortaleza, já que faz a interligação com a Linha Sul do Metrô”, destaca. Além do governador, também estavam presentes o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, a vice-governadora Izolda Cela, o secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes e presidente do Metrofor, Fernando Oliveira.

Extensão do horário

A partir desta quinta-feira (17) o horário de operação do VLT de Fortaleza será estendido. O transporte que estava funcionando em horário reduzido em atividade das 05h55 às 12h50 e das 16h25 às 20h10, agora passa a funcionar das 5h30 às 22h46, de segunda-feira a sábado, sem interrupções durante o dia.  

A novidade também foi anunciada pelo governador e foi recebida com bastante satisfação por quem usa o transporte. “A extensão do horário vai permitir que mais gente use, até mesmo pela segurança, porque ele só para nas estações e todas as estações tem um guardinha, se acontecer alguma coisa de uma estação para outra têm uma comunicação maior, então temos esse sentimento [de segurança]”, declara Cristina.

Durante a inauguração, que foi transmitida pelas redes sociais, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio destacou a integração do plano de mobilidade urbana. “O Governo do Estado fazendo investimentos nas linhas ferroviárias com o metrô linhas Oeste e Sul, e o VLT funcionando agora integralmente. O Metrô Linha Leste em obra, expandindo cada vez mais. E a Prefeitura, por outro lado, trabalhando os BRTs, túneis, viadutos e o trânsito da cidade”, pontua o prefeito.  

Você tem interesse em receber mais conteúdo da cidade de Fortaleza?