Ciopaer é acionada para remoção de paciente com tumor cerebral

Transporte levou 2h40 e conduziu uma jovem de 21 de Salitre até o Hospital Geral de Fortaleza (HGF)

Escrito por Redação ,

Na manhã deste domingo (04), uma jovem de 21 anos, acometida de um tumor cerebral, foi levada do município de Salitre ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF) em ação integrada entre as bases de Fortaleza e Juazeiro do Norte da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Diagnosticada há 10 dias com astrocitoma no HGF, a jovem retornou a Salitre para aguardar agendamento de cirurgia. Porém, nos últimos dois dias, os sintomas foram se agravando, havendo perda de visão e aumento de sonolência. “Ela não conseguia andar direito, nem abria os olhos“, acrescenta o médico da Ciopaer/SAMU, André Tavares. 

Ela foi ao hospital em Salitre no sábado (03), quando o médico local acionou o SAMU para fazer o pedido de remoção. Com a autorização do HGF, o qual conseguiu vaga na urgência, a paciente foi levada neste domingo (04) em uma transferência de quase três horas com 5 pessoas na equipe: um médico, um enfermeiro, um piloto, co-piloto e um policial. 

A primeira etapa da viagem com a aeronave Fênix 03 foi de Salitre para Juazeiro do Norte, com 40 min de duração; a segunda etapa foi até Fortaleza, em 2h de deslocamento. A necessidade do transporte aéreo deu-se pela urgência da situação da paciente. Com a chegada ao hospital, agora ela entra na lista de urgência para uma cirurgia.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.