Centros de testagem para Covid-19 realizam 2.340 exames em Fortaleza e Maracanaú

Já foram realizados 1.268 testes no Centro de Testagem em Maracanaú, e 1.072 na unidade localizada na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, até esta segunda-feira (24)

Escrito por Redação ,
Legenda: O centro de testagem para Covid-19 de Maracanaú realiza testes do tipi RT-PCR.
Foto: Kilvia Muniz/SVM

Os centros de testagem para Covid-19 em Fortaleza e Maracanaú, na Região Metropolitana, realizaram exames em 2.340 pessoas, segundo informações divulgadas pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) nesta terça-feira (25).

 As duas unidades realizam exames de biologia molecular em tempo real (RT-PCR), feitos a partir da coleta de secreções das vias respiratórias. Já foram realizados 1.268 testes no Centro de Testagem em Maracanaú, e 1.072 na unidade localizada na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, até esta segunda-feira (24).

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e qualquer pessoa, mesmo sem apresentar sintomas do novo coronavírus, pode fazer o teste. Para ter acesso ao exame, é necessário comparecer a um dos locais e levar um documento oficial com foto. O resultado fica pronto em até cinco dias úteis, podendo ser acessado pelo Saúde Digital.

O serviço foi procurado pela estudante Tainá Ribeiro, de 20 anos, depois de sentir dor de garganta e falta de ar. "É preciso saber quem ainda tem Covid-19 e cuidar da nossa família. Estou sentindo alguns sintomas. Então, acho importante manter o isolamento social para não transmitir o vírus a ninguém", conta.

Conforme a Sesa, as amostras coletadas nos centros de testagem são analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da rede estadual. 

"Os centros são de extrema importância hoje para a gente ter a testagem de um número maior de pessoas. Dessa forma, é possível entender como é que está a pandemia para a tomada precisa de decisões", ressalta a diretora do Lacen, Liana Perdigão.

Sistema Drive-Thru

Os testes para a Covid-19 também estão disponíveis em sistema drive-thru no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da rede estadual, e no estacionamento do shopping RioMar Kennedy, em Fortaleza.

Os dois serviços já realizaram, até o momento, 6.505 testes. Os exames são voltados a pessoas entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas leves a moderados de coronavírus.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.