Av. Duque de Caxias terá sentido Aldeota-Centro; entenda novo trinário do Centro de Fortaleza

O projeto abrange ainda as ruas Meton de Alencar e Clarindo de Queiroz

Legenda: A Avenida Duque de Caxias faz parte do projeto no novo trinário
Foto: Foto: Divulgação

As obras do primeiro trinário de Fortaleza começaram nesta quinta-feira (22) e abrangem a Avenida Duque de Caxias e as ruas Meton de Alencar e Clarindo de Queiroz, no Centro, de acordo com informações da prefeitura divulgadas na tarde desta quinta-feira. A Duque de Caxias terá sentido Aldeota-Centro, enquanto a Meton de Alencar, que mantém o mesmo sentido (Centro-Aldeota), e a Clarindo de Queiroz (Centro-Aldeota) vão ser rotas de contrafluxo para os motoristas. 

Além do trinário, que deve ser concluído até 15 de novembro, outras intervenções estão previstas como reordenamento dos estacionamentos, requalificação da iluminação e dos pontos de parada, recuperação asfáltica e de calçadas, lixeira subterrânea.

O objetivo da intervenção no local - por onde passam 300 mil usuários de transporte público - é melhorar a circulação de ônibus na Avenida Duque de Caxias e na Rua Meton de Alencar. Espera-se também que o tempo de viagem dos usuários reduza e os índices de engarrafamento diminuam.

De acordo com Roberto Cláudio os estudos mostraram uma demanda muito grande de pessoas na região e a necessidade das mudanças no local."Cerca de 180 mil pessoas passam pela Avenida Duque de Caxias todos os dias, isso mostra a importância estratégica dela para o Centro da cidade. Uma das ideias principais desse projeto é aumentar a demanda por transporte público no local e qualificar essa demanda, dando conforto, qualidade aos passageiros", explica.

 Confira as mudanças nas ruas do Centro com o novo trinário

  • Além da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Duque de Caxias, o tráfego geral da via será reordenado, com a implantação de sentido único Leste-Oeste (Aldeota-Centro) e três faixas de tráfego misto no trecho entre a Rua Nogueira Acioli e a Avenida Padre Ibiapina. 
  • O canteiro central permanecerá no trecho entre as ruas Nogueira Acioli e Padré Mororó. Já no trecho entre a Rua Padre Mororó e a Avenida Padre Ibiapina, será necessária a remoção do canteiro central para permitir a transição, com segurança, dos veículos que seguem em direção à Avenida Bezerra de Menezes.
  • Fazendo o contra-fluxo, será implantado sentido único Oeste-Leste (Centro-Aldeota) na Rua Clarindo de Queiroz, entre a Avenida Padre Ibiapina e a Rua Antônio Augusto, com duas faixas de tráfego misto.
  • A Rua Meton de Alencar, que também receberá faixa exclusiva para ônibus, permanecerá com o sentido Oeste-Leste (Centro-Aldeota).
  • Na Avenida Padre Ibiapina, será implantado sentido único Norte-Sul (praia-sertão) entre as avenidas Duque de Caxias e Bezerra de Menezes, com três faixas de tráfego e canteiro para dar apoio ao pedestre e para separação física da infraestrutura cicloviária. 
  • No trecho entre a Avenida Duque de Caxias e a Rua Carneiro da Cunha, haverá implantação de canteiro central, com o objetivo de dar apoio ao pedestre e para divisão do fluxo de tráfego.