Comunicado: Atendimento à mulher

Escrito por Redação , comunicado@svm.com.br

Para melhorar o atendimento, a Casa da Mulher Brasileira agora conta com um serviço que direciona as ligações dos telefones fixos do equipamento diretamente para os atendentes que estão trabalhando remotamente. Em período de pandemia, muitas mulheres em busca de informação estavam indo até o equipamento, quando alguns órgãos da Instituição estão funcionando remotamente. A Casa da Mulher Brasileira reúne uma gama de órgãos que prestam assistência a mulheres vítimas de violência física e psicológica, como Delegacia da Mulher, Juizado da Violência Doméstica e Familiar, Defensoria Pública e Ministério Público, além de acolhimento para as que estão em situações mais vulneráveis. Você, mulher, se precisar de ajuda, orientação sobre cobrança de pensão alimentícia, denúncia, entre outras demandas, não hesite: procure apoio junto ao equipamento.

Funcionamento

O atendimento nos órgãos funciona de 8h às 17h, com exceção da Delegacia da Mulher, que fica à disposição 24 horas. Para atendimento, é possível entrar em contato pelos telefones do Centro de Referência e Atendimento à Mulher Francisca Clotilde (3108-2965); Defensoria Pública (3108-2986 ); Ministério Público (3108-2940/ 3108-2941 ); Delegacia da Mulher (3108-2950); (Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher( 3108-2971). Todos os telefones possuem DDD 85.

Pesquisa cearense

A pesquisa cearense que inovou ao usar a pele de tilápia para tratamento de queimaduras, cirurgias ginecológicas e regenerativas é uma das onze contempladas no Prêmio Euro Inovação na Saúde, concedido pela indústria Eurofarma Laboratórios S.A. Agora, o estudo desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará (UFC) concorre ao Grande Prêmio, de 500 mil euros, para o primeiro colocado.

Como participar

Para alcançar esse reconhecimento, a pesquisa precisa da ajuda dos médicos cearenses e de outros lugares do País que estejam com registro ativo nos Conselhos Regionais de Medicina. Eles podem participar da votação no site do prêmio (premioeuro.Com.Br) até 4 de agosto deste ano. Para isso, basta se cadastrar ou fazer login e votar no estudo 'A Pele de Tilápia: Um Novo Biomaterial para Tratamento de Queimaduras, Feridas, Cirurgias Ginecológicas e Medicina Regenerativa'.

Energia solar

Duas usinas de energia solar instaladas em dois equipamentos da Universidade Federal do Ceará (UFC) já estão produzindo a própria energia. As placas fotovoltaicas estão instaladas na área 2 do Centro de Humanidades (CH) e na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), no Campus do Benfica, e devem gerar uma economia de cerca de R$ 500 mil por ano para a Universidade. Outras duas usinas, instaladas na área do CH 1 e na Reitoria aguardam autorização da Enel para começar a operar.

Câmera térmica

Como medida de prevenção ao novo coronavírus, câmeras térmicas foram instaladas no Terminal de Ônibus do Antônio Bezerra para medir a temperatura dos passageiros que passam pelo local. Caso o equipamento aponte indícios de febre em alguma pessoa, ela será orientada a procurar atendimento médico. Febre é um dos principais sintomas da Covid-19.

O Ministério Público do Ceará realiza hoje, às 9h, sessão extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça do Estado para tratar sobre a eleição do novo Ouvidor-Geral do órgão.

Na ocasião, deve ser aberto prazo de inscrição para os procuradores interessados em concorrer à eleição, que será realizada no dia 24 deste mês. Uma comissão eleitoral para acompanhar todos os trâmites também dever ser formada.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.