Apresentações online e coral itinerante: confira programação do Ceará Natal de Luz 2020

Com temática “Seja amor, seja luz”, as apresentações tradicionais natalinas começam no próximo dia 30 de novembro e encerram em 23 de dezembro.

Natal de Luz
Legenda: Por conta da pandemia, Coral infantil será itinerante e percorrerá 16 rotas por Fortaleza
Foto: Thiago Gadelha

O Natal de Luz deste ano se adequou à pandemia de Covid-19 para dar continuidade à tradição na Capital. Com o tema “Seja amor, seja luz”, as apresentações natalinas iniciam no próximo dia 30 e seguem até 23 de dezembro. Por conta dos protocolos sanitários, o evento colocará à disposição do público 14 apresentações virtuais,  a serem transmitidas no Canal de YouTube do evento.  

O Coral infantil, uma das maiores atrações do espetáculo, também foi adaptado e acontecerá de maneira itinerante. Um caminhão reforçado para atender os meninos e meninas cantores deve percorrer 16 rotas pela Capital. Para garantir a segurança dos artistas e do público, a caravana musical contará com acompanhamento da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

As luzes do Natal de Luz serão acessas a partir de sexta-feira (27), iluminando as tradicionais árvores natalinas da Praça do Ferreira e da Praça Portugal.

Remoto

Dentre os eventos haverá shows com artistas da música popular, orquestras, cameratas, tenores e bandas juvenis de música erudita. Nenhum espaço terá livre acesso ao público, podendo ser acompanhado de casa.

Oito pontos tradicionais da Capital receberão os artistas: participam do Natal de Luz o Cineteatro São Luiz, que receberá a abertura do evento, a Praça José de Alencar, a Praça Portugal, o Espigão da Praia de Iracema, o Teatro Edisca e a CDL de Fortaleza. O Theatro José de Alencar, que também servirá de palco para as apresentações, recebe o Natal de Luz pela primeira vez. Os espaços não terão acesso livre ao público, que poderá acompanhar tudo de casa. 

As apresentações do dia de abertura também devem receber o Coral da Luz e do espetáculo teatral Asterisco. Artistas e compositores complementam o espetáculo. Devem subir ao palco do Teatro os sanfoneiros e compositores Waldonys e Ítalo Poeta, além das cantoras Roberta Fiúza e Ana Ruth.

Confira os horários das transmissões

  • 30 de novembro: abertura no Cineteatro São Luiz, a partir das 20h45, disponível de forma online
  • Quartas-feiras às 20h45
  • Sextas-feiras às 20h
  • Sábados às 18h
  • Domingos às 19h

Sob Rodas

O coral natalino não se apresentará nas sacadas do Hotel Excelsior, na Praça do Ferreira, como ocorre desde 2002. No lugar, meninos e meninas devem percorrer ruas e avenidas de Fortaleza a partir do dia 1° de dezembro em um caminhão adaptado para a apresentação de natal. Apesar de não ser a primeira vez que os espetáculo acontece sob rodas, em 2020, as crianças estarão em um veículo adaptado próprio para apresentação, relembra Assis Cavalcante, presidente da CDL Fortaleza. Ele explica como funcionará a operação.

“O caminhão é muito bem seguro, muito bem equipado. São 16 rotas para completar todos os bairros de Fortaleza. Elas vão centralizar na Praça Portugal e na Praça do Ferreira. O caminhão não vai parar para que não haja aglomeração. Ele vai rodar em uma velocidade baixa para que a população possa desfrutar”, explica Cavalcante.

Para garantir a segurança dos apresentadores e do público, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) colocará agentes à disposição da caravana e acompanhará o trajeto do Coral.  “A AMC participou desde o primeiro momento. Fizemos a vistoria. É um veículo de grande porte e precisa desse suporte. Teremos batedores acompanhando e será feito uma operação especial no centro da cidade nas áreas que atraem mais pessoas”, ressalta André Luiz Barcelos, responsável pela fiscalização e operação na Autarquia. 

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) também atuará durante a programação. Serão 173 militares em serviço no Centro da cidade, calcula o Coronel George Benício, coordenador de operações da PMCE. “A PM estabeleceu um quadrante que irá desde a Avenida Duque de Caxias até a Leste Oeste; da Imperador a Avenida Dom Manuel. Estaremos ocupando com várias processos de policiamento a pé e viaturas. Nas principais praças do Centro estaremos ocupando com bases móveis que estarão atuando 24h para garantir a segurança”, reforça. 

Os agentes também devem estar atentos ao decreto sanitário. “Também estaremos atuando  para que evitar aglomeração em todo o Centro da cidade”, pontua George.

Decoração 

Uma das marcas do evento, as árvores de rede também serão montadas. Os símbolos natalinos construídos nas Praças do Ferreira (25 metros de altura), no Centro, e Portugal (36 metros de altura), na Aldeota, são formados por mais de 200 redes cada. 

Como de costume, prédios tradicionais da Capital devem receber decoração especial para o Natal. Os elementos e a iluminação são inspirados nos traços de Mino Castelo Branco e Espedito Seleiro. A intervenção pode ser vista no Paço Municipal (sede da Prefeitura de Fortaleza), Palácio da Abolição (sede do Governo do Estado), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE), Faculdade CDL, Estoril, Universidade de Fortaleza (Unifor), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), Instituto Histórico do Ceará, Câmara Municipal de Fortaleza e Tribunal Regional do Trabalho 7ª Região (TRT). 

Também serão decorados o Parque Pajeú, a rua Floriano Peixoto, a avenida Monsenhor Tabosa, as Praças do Ferreira, Cristo Redentor, José de Alencar, Portugal e Luíza Távora, e a Lagoa da Parangaba. 

Doação de mudas

A campanha pelo verde continua em 2020. Nas estimativas da CDL, mais de 100 mil unidades devem ser distribuídas este ano, entre mudas de caju, acerola, goiaba, palmeira, noni, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí e ipê. 

"Serão 120 mil mudas que serão distribuidas para população. A população leva a garrafa pet. Leva a garrafa pet. Os postos estarão no Shopping Parangaba, Praça do Ferreira e também na Monsenhor Tabosa", detalha Assis

O Ceará Natal de Luz 2020 é uma realização do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e da CDL de Fortaleza, e do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Sesi/Fiec, Café Santa Clara, Casa Pio, Newland, Unimed Fortaleza, Normatel, Enel, Indaiá, Esmaltec, Nacional Gás, Zenir e Banco do Nordeste.  E tem ainda o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Governo, do Governo do Estado do Ceará, da Assembleia Legislativa do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza, da Faculdade CDL, do Sindiônibus e do Sistema Verdes Mares.

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza

Assuntos Relacionados