Das 19 cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), 17 já retomaram as aulas presenciais em escolas públicas após mais de um ano suspensas por causa da pandemia da Covid-19. Até o momento, apenas Maracanaú e São Luís do Curu não iniciaram o retorno, mas decidiram voltar às atividades em novembro.
Em setembro, o Governo do Ceará autorizou a liberação de 100% da capacidade das salas de aula, “observado o distanciamento mínimo previsto em protocolo sanitário”.
Já no início de outubro, também autorizou que as escolas comecem a transição do ensino virtual ou híbrido para o presencial integral.
Segundo o decreto, as instituições de ensino devem manter o modelo on-line apenas para alunos que comprovem razões médicas, comprovadas por atestado.
Porém, até o momento, nenhuma das 19 cidades da RMF retornou com 100% dos alunos simultaneamente. De forma geral, as escolas têm recebido metade das turmas em esquema de rodízio e mantido protocolos básicos, como distanciamento e higienização constante.
Confira abaixo como as gestões da Educação estão aplicando seus planos de retomada:
Aquiraz
O retorno às aulas presenciais começou pelos professores, entre 13 e 17 de setembro, segundo a Prefeitura. Nas semanas seguintes, 50% dos alunos das séries da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também voltaram às escolas.
Cascavel
A Prefeitura confirmou que todas as séries da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA já retornaram, mas o ensino por meio remoto continua sendo disponibilizado aos estudantes.
Caucaia
No início de outubro, a Secretaria de Educação de Caucaia informou que 4,6 mil dos 57 mil alunos matriculados já haviam retornado às salas. A expectativa da gestão é de que, de forma gradual, em até três meses, 100% dos alunos voltem às atividades escolares de forma presencial.
Chorozinho
O Governo Municipal informou que as aulas presenciais retornaram no fim de agosto, com ocupação limitada das salas de aula. Em setembro, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) chegou a pedir mais esclarecimentos sobre o cronograma de retomada na cidade.
Eusébio
O 2º, o 5º e o 9º anos do Ensino Fundamental iniciaram as aulas em agosto, com no máximo 15 alunos por turma. Atualmente, a Prefeitura avalia a inclusão do 3º, 4º e o 8º anos ainda em outubro.
Fortaleza
A Secretaria Municipal da Educação (SME) afirmou que 100% dos estudantes matriculados já voltaram às salas de aula, em sistema de rodízio semanal: 50% dos alunos ficam nas escolas, enquanto os outros 50% permanecem com atividades em casa.
Guaiúba
Mailton Nocrato, secretário municipal de Educação, explica que as turmas do 2°, 5° e 9° anos voltaram com 100% dos alunos; as demais, com 50%. Porém, no início do mês de novembro, a previsão é voltar com 100% das turmas.
Horizonte
Na última segunda-feira (18), foi iniciada a 3ª etapa da retomada gradual das aulas presenciais, contemplando crianças de 2, 3, 4 e 5 anos da educação infantil e os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O retorno no município ocorre desde 16 de agosto.
Itaitinga
A secretária Goretti Frota informou que as aulas foram retomadas priorizando a Educação Infantil, no início de agosto, com um expediente presencial e outro com atividades remotas. Em setembro, voltaram todas as demais séries, em turmas híbridas. “Agora em novembro, estaremos totalmente no presencial, e algumas turmas em tempo integral”, afirma.
Maracanaú
As aulas presenciais ainda não retornaram na rede municipal. Em reunião na semana passada, os gestores decidiram voltar às atividades no próximo dia 3 de novembro, seguindo um “retorno gradual e responsável”.
Maranguape
Segundo a Secretaria de Educação, Maranguape retornou suas atividades presenciais no dia 20 de setembro, no formato de ensino híbrido, atendendo semanalmente 50% da matrícula ofertada em cada Instituição de ensino. Dos 16.702 estudantes matriculados, 15.789 retornaram presencialmente, bem como 80 das 82 escolas.
Pacajus
No dia 15 de setembro, o ensino presencial começou com 50% da capacidade, mas a Prefeitura segue ampliando gradativamente. Atualmente, das 395 turmas, 1/3 já está funcionando com 100% dos alunos, seguindo os protocolos sanitários. O município também implantou 16 novas escolas em tempo integral, com horário estendido para o contraturno.
Pacatuba
Neste mês, retornaram os alunos do Infantil IV e V, além do 1° ao 3° ano do Fundamental. As demais turmas estão previstas para janeiro, conforme a Prefeitura.
Paracuru
O retorno das aulas presenciais ocorre desde o dia 20 de setembro de 2021, quando alunos do 5º e 9º anos foram autorizados a retornar às salas de aula com rodízio de 50% das turmas.
Paraipaba
O retorno às aulas começou em 28 de setembro. Atualmente, 13 das 27 unidades escolares já iniciaram as atividades com adesão ao programa Saúde nas Escolas, e as demais estão passando por reparos na estrutura física, de acordo com a Prefeitura.
Pindoretama
Gabriela Alves, secretária de Educação, Cultura e Juventude de Pindoretama, explica que os alunos do 1º ao 9º ano do Fundamental voltaram presencialmente às 12 escolas municipais, em rodízio de 50% das turmas, após construção de protocolo por meio de consulta pública. Porém, Educação Infantil e EJA permanecem com atividades on-line.
São Gonçalo do Amarante
Algumas escolas já retornaram atendendo a 50% das turmas, seguindo um cronograma gradual. Neste mês, voltam alunos da Educação Infantil IV e V; 2º, 5º, 8º e 9º do Fundamental, e todos os segmentos da EJA. A segunda e a terceira etapa de retorno ocorrem em novembro e dezembro, respectivamente.
São Luís do Curu
A Prefeitura informou que a previsão de retorno é em 3 de novembro, iniciando apenas com as turmas do 9º ano porque “grande parte já foi vacinada, tendo assim um ponto positivo e que possa transmitir confiança aos pais no retorno seguro às aulas”.
Trairi
A Prefeitura deu início à retomada na última segunda-feira (18), “de forma gradual”. São atendidos inicialmente, em sistema de rodízio, os alunos do 5° e 9° anos de cinco escolas e de um centro da EJA. A inclusão de outras séries ocorrerá após avaliação da primeira fase.