O arcebispo Dom José Antônio afirmou, na manhã deste sábado (30), durante uma reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, que a Igreja Católica Apostólica Romana de Fortaleza somente irá abrir as portas das suas igrejas após a quarta etapa do plano de reabertura anunciado pelo Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana (PT).
> Retomada: confira lista de negócios liberados para cada fase do plano de volta ao trabalho
> Governo explica Plano de Retomada das Atividades Econômicas do Ceará
> Ceará volta a registrar taxa de contágio da Covid-19 superior a 1
As atividades religiosas ocupam a segunda fase de retomada da economia e atividades comportamentais no Ceará. Assim, as Igrejas poderão reabrir as portas e realizar celebrações no período entre 22 de junho e 5 de julho, desde que mantenha apenas 20% de sua capacidade e que as fases anteriores ocorram sem problemas.
Entretanto, a Igreja Católica Apostólica Romana de Fortaleza deve permanecer fechada até o final de julho. De acordo com Marta Andrade, coordenadora Geral da Pastoral da Comunicação (Pascom) Arquidiocesana, a reabertura somente ocorrerá se tiver segurança em preservar a vida das pessoas. “Continuemos com a nossa igreja doméstica” afirmou, em nota oficial.
O plano de retomada do Governo do Estado conta com uma fase de transição e mais quatro fases, que devem ser adotadas ao longo das próximas semanas, observando critérios técnicos, sanitários e epidemiológicos.