Sem drive-thru, Fortaleza aplica somente vacina da AstraZeneca nesta sexta-feira (30)

Só 4 mil pessoas serão agendadas na Capital após quinta-feira de filas e falta de imunizantes; veja a lista dos idosos agendados para essa sexta-feira (30/4)

A vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza nesta sexta-feira (30) continuará somente com a aplicação de imunizantes da AstraZeneca, devido à escassez de estoque da CoronaVac.

>> Veja a lista dos idosos agendados para a 1ª dose nesta sexta-feira (30/4)

Apenas 4 mil pessoas serão agendadas para recebimento das doses. Lista será divulgada ainda nesta quinta pela Prefeitura.

>> Veja a lista de profissionais de saúde agendados para a 1ª dose nesta sexta-feira (30/4)

Os drive-thrus serão fechados e a imunização só ocorrerá nos Cucas, para idosos agendados, e no Centro de Eventos, para profissionais da saúde. Vacinas serão aplicadas também em domicílio. As informações foram confirmadas pela gestão municipal.

Dia de filas e mudanças

falta da CoronaVac ocasionou filas e idosos voltando para casa sem receber a segunda dose nessa quinta-feira (29). Prefeitura modificou o protocolo e, por enquanto, só vacinará pessoas agendadas no sistema.

Legenda: Imunização com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 também ocorre no Centro de Eventos nesta quinta.
Foto: Fabiane de Paula
Legenda: Busca pela segunda dose por pessoas sem agendamento persistiu ao longo da tarde no Centro de Eventos.
Foto: Thiago Gadelha
Legenda: Paralisação da vacinação com a segunda dose gerou longas filas de carros no drive-thru do shopping RioMar Kennedy.
Foto: Fabiane de Paula
Legenda: Diversas pessoas buscaram a segunda dose sem agendamento para esta quinta.
Foto: Fabiane de Paula

Mesmo sem agendamento, muitos idosos que receberam a primeira dose e estavam com data-limite marcada para hoje procuraram os pontos de imunização na Capital, porém não foram atendidos. 

Nova orientação causou aglomerações em pontos de vacinação:

Chegada de mais vacinas

Em meio ao atraso da 2ª aplicação em idosos em Fortaleza por dificuldades no fornecimento de vacinas, o 16º lote de imunizantes contra a Covid-19 chegou ao Ceará nesta quinta-feira.. A remessa, com 192.050 doses, desembarcou no Aeroporto de Fortaleza.  

No entanto, são apenas 3,8 mil vacinas da CoronaVac, do Instituto Butantan, o que prejudica a imunização da população com o produto. O déficit atual deste imunizante é de 40 mil. O restante que desembarcou (188.250) é da AstraZeneca/Oxford.