Morre fundador e diretor da TAF

Escrito por
Também conhecido como comandante Ariston, ele lutava há cinco anos contra um câncer no pulmão

O fundador e diretor executivo da empresa Táxi Aéreo Fortaleza (TAF), João Ariston Pessoa Filho, faleceu, na manhã de ontem, aos 75 anos. O enterro aconteceu no Cemitério Jardim Metropolitano. Ele era conhecido por seu amor à aviação.

Nascido em Cascavel, era sobralense de coração. Instrutor e presidente do Aeroclube de Sobral, o empresário sofria de um câncer no pulmão há cinco meses. Ele fazia tratamento para a doença e faleceu em casa, de acordo com informações da assessoria executiva da TAF.

O velório aconteceu a partir das 16h, na funerária Ethernus, na Rua Padre Valdevino, no Bairro Aldeota. Ele também foi homenageado durante missa, que aconteceu às 18h, no mesmo local do velório.

A cearense TAF foi fundada em 1957. Nessa época, fazia o transporte de cargas e também de empresários e de autoridades governamentais. Desde do início, a empresa foi a pioneira no serviço de carga aérea no Nordeste com os seus lendários aviões DC-3.

Somente no ano de 1995, iniciaram-se as operações da TAF Linhas Aéreas, como empresa regional de transporte de passageiros e também de cargas.

A partir do ano 2000, a Táxi Aéreo Fortaleza passou a operar com aeronaves próprias, Boeing B737-200, para serviços de fretamento de aeronaves de carga e passageiros.

Em 2009, a empresa deixou de operar linhas regulares de passageiros e passou a funcionar somente com o seu serviço de táxi aéreo.