O número de casos confirmados de Covid-19 em Fortaleza segue na tendência de redução vista nos últimos meses. Atualmente, a média móvel estimada é 18,6 casos, uma queda de 75% se comparado a registrada nas duas semanas anteriores, de 74,9 casos.
Os dados são do último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado nesta sexta-feira (10).
A SMS alerta, no entanto, que essa redução ainda pode estar relacionada a confirmação tardia dos casos mais recentes da infecção.
Média móvel de óbitos aumenta
Embora a Capital esteja em um cenário de estabilidade, a média móvel de mortes por Covid-19 registrou aumento de 22% nos últimos sete dias, aponta.
O atual índice registrado é de 1,1, contra apenas 0,9 que havia sido identificado 14 dias atrás, conforme o documento. Fortaleza acumula 9.634 óbitos em decorrência da infecção.
Contudo, por se tratar de um período de baixa mortalidade, a SMS alerta que pequenas diferenças podem representar percentuais significativos, sem estes terem necessariamente uma relevância epidemiológica.
Distribuição espacial dos óbitos
Na distribuição geográfica, a maior taxa de mortalidade - considerando desde o início da pandemia até agora - é registrada na Regional IV, de 424,2.
Já o bairro com o pior índice é o de Pedras, na Regional VI, com taxa de mortalidade de 1.224,5, segundo o boletim.