A primeira transferência de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em recuperação após infecção da Covid-19 para o Hotel Recanto Wirapuru, em Fortaleza, deve ocorrer na próxima segunda-feira (21). O empreendimento, selecionado pelo Governo do Ceará através de chamamento público, terá 130 leitos para atender pessoas durante a reabilitação
O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana (PT), na manhã desta quarta-feira (16), em transmissão ao vivo nas redes sociais. "A nossa perspectiva é que, a partir de segunda, nós possamos transferir os primeiros pacientes para esse espaço", disse.
Ele enfatizou que a ideia da "Casa de Cuidados do Ceará" é prestar um suporte de transição entre a unidade hospitalar e a casa do paciente.
“Nós vamos cuidar das pessoas para serem reabilitadas e poderem ir para suas casas já 100% recuperadas. Aqui vai poder ter a presença dos seus familiares, receber visitas", disse.
"Vai ter toda uma equipe de fisioterapeutas, terapia ocupacional, fonoaudióloga, assistente social, médico, enfermeiro e toda a estrutura de hotelaria do hotel”, listou.
Neste primeiro momento, o equipamento vai viabilizar a transição entre o hospital terciário e o domicílio do paciente pós-Covid, proporcionando desospitalização.
Espera-se que, depois, a Casa de Cuidados também acolha pacientes com outros problemas de saúde, como derrames e Acidente Vascular Cerebral (AVC).