Fortaleza passou a contar com duas unidades de higiene pessoal dedicadas a pessoas em situação de rua, instaladas nos bairros Praia de Iracema e Centro. Os locais oferecem chuveiros, banheiros, bebedouros, e são administrados pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), da Prefeitura. Nas unidades, pessoas que vivem em situação de rua podem realizar a higiene básica fundamental, preocupação que foi acentuada com a pandemia do novo coronavírus.
> Pessoas em situação de rua enfrentam dificuldades para receber auxílio
Os galpões, batizados de Higiene Cidadã, estão localizados na Avenida Almirante Barroso, na Praia de Iracema, e na Avenida Dom Manuel, no Centro, e funcionam de domingo a domingo, das 9h às 19h.
O galpão da Praia de Iracema contém 20 banheiros com chuveiro e espaço dedicado à higiene pessoal. Já o outro galpão, instalado no Centro, oferece 12 banheiros, pias externas e bebedouros.
Além da higienização, os usuários têm acesso a alimentação e água, segundo a prefeitura.
Há uma média de 100 atendimentos por dia e as pessoas atendidas recebem orientação para procurar o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), para serviço e encaminhamento socioassistencial.