No primeiro sábado de lockdown após a flexibilização do comércio no Ceará, foram registradas movimentações em alguns pontos da Capital. A determinação do Governo do Estado, anunciada no último sábado (10), estabeleceu a reabertura de alguns setores da economia durante a semana, mas no fim de semana somente serviços essenciais estão autorizados a funcionar.
No início da tarde deste sábado (17), o movimento de pedestres pelas ruas do Centro era tranquilo, no entanto, a reportagem registrou muitos carros estacionados pela região. Além disso, alguns comércios foram flagrados funcionando, portanto, descumprindo o decreto.
Já na Beira-Mar, muitos aproveitaram para fazer atividades físicas, mas a ocupação e a movimentação em espaços públicos ainda estão proibidas. Havia ainda muitos ambulantes na avenida que vendiam água de coco. A maioria das pessoas presentes no calçadão ainda descumpriam o uso obrigatório de máscara e distanciamento social.
Por sua vez, o cenário na Barra do Ceará já é de bastante movimentação. Muitos comércios fora do rol de serviços essenciais funcionavam mesmo com a proibição, além de feira de rua. O trânsito de carros também estava bem intenso.
O funcionamento de feiras de rua também se repetiu no Jangurussu, com comerciantes, inclusive, sem usar máscaras. Com isso, a movimentação no comércio do bairro era intenso, com aglomerações e descumprimento ao decreto.
Novo decreto
O governador Camilo Santana anunciou neste sábado (17) que vai manter o último decreto de flexibilização da economia e a regra de lockdown no fim de semana. A prática de atividades físicas individuais em espaços públicos e abertos, porém, poderão ser realizadas.
"A decisão do Comitê de manter o decreto pelos próximo sete dias para a gente poder completar o ciclo epidemiológico de 14 dias e avaliar com mais segurança até porque ainda há uma pressão muito alta na demanda assistencial", explicou o gestor.
O QUE PERMANECE PROIBIDO DE FUNCIONAR
- Academias
- Espaços coletivos em condomínios
- Parques aquáticos
- Barracas de praia
- Cinemas
- Museus e teatros, públicos ou privados
ATIVIDADES LIBERADAS NO CEARÁ
- Serviços públicos essenciais;
- Farmácias;
- Supermercados/congêneres;
- Indústria;
- Postos de combustíveis;
- Hospitais e demais unidades de saúde e de serviços odontológicos e veterinários de emergência;
- Laboratórios de análises clínicas;
- Segurança privada;
- Imprensa, meios de comunicação e telecomunicação em geral;
- Funerárias
VEJA OS DETALHES DO DECRETO
- O Ceará continuará em isolamento social, com toque de recolher todos os dias das 20h às 5h;
- Comércio de ruas e serviços, como restaurantes*, funcionarão das 10h às 16h, com 25% de capacidade de atendimento;
- Shoppings, incluindo praça de alimentação, funcionarão das 12h às 18h, com limitação de 25% da capacidade;
- Construção civil deve iniciar as atividades a partir das 8h;
- Isolamento social rígido, o lockdown, será mantido nos fins de semana, funcionando apenas as atividades essenciais;
- Na educação, o ensino infantil, que estava liberado até os 3 anos, será ampliado, permitindo atividades presenciais para crianças de 4 e 5 anos, além do 1º e 2º ano do ensino fundamental, com 35% da capacidade;
- Igrejas estarão autorizadas a receber no máximo 10% da sua capacidade. e segue valendo recomendação para que celebrações sejam virtuais;