Com decreto de lockdown, noivos decidem antecipar casamento e organizam evento em poucas horas

Larissa e Artur, de 25 e 26 anos, respectivamente, oficializaram a união no Vicente Pinzón em cerimônia com familiares e padrinhos

Planejar algo em meio à pandemia de Covid-19 não tem sido tarefa fácil. Para o casal de fortalezenses Larissa de Alencar e Artur Sales, por exemplo, a organização da cerimônia de casamento dos dois começou em 2019, sem imaginar como o coronavírus atingiria 2020 e agora, em 2021, seria crucial para definir o início da vida como marido e mulher. Na última quinta (4), horas antes do lockdown em Fortaleza, os dois decidiram um passo enorme: abdicar de uma festa no dia 13 de março para oficializar de vez a união na igreja horas antes que tudo fechasse.

"Se vocês quiserem casar hoje, a partir das 17h, nós temos horário". Foi esse o aviso recebido por Arthur enviado pela própria igreja ainda na manhã de ontem (4), após questionamentos se a data prevista seria mantida. Inicialmente, com tantas mudanças desde o ano passado, eles se casariam apenas no próximo sábado, o que ficou impossibilitado da forma que eles queriam após decisão de isolamento rígido na Capital a partir desta sexta (5). 

Segundo os dois, as etapas até a chegada nesse momento foram longas e exigiram paciência. Até o fechamento da data específica em 2021, reuniões com fornecedores, amigos e familiares estavam sendo constantes nos últimos meses. Quando nem esse dia estaria disponível, a saída virou priorizar a relação e se dirigir até a paróquia. Ainda assim, a saga foi longa.

Meses de espera

Na época do início da pandemia, Artur conta, a decisão dele e de Larissa foi aguardar o desenrolar no ano seguinte, com a esperança sincera de que tudo já teria se encerrado. Até aquele momento, a data do casamento ainda estava mantida para 13 de março de 2021.

"Não ficamos tão desesperados porque uma das festas já estava quase quitada, em cerca de 80%, por exemplo. Só pensávamos que próximo ano ia estar tudo tranquilo e esperamos direitinho, com paciência", explicou em entrevista ao Diário do Nordeste.

Em setembro, em meio à reabertura das atividades econômicas em solo cearense, o casal de noivos retomou o planejamento para chegar em março com tudo pronto. Entretanto, a alta dos casos da Covid no fim do ano acendeu alerta. 

"Conversamos com o buffet em dezembro e tivemos o primeiro baque, que era diminuir nossa lista de convidados de 350 para 100 pessoas. Porém, ia ser em ambiente aberto, um número mais restrito para evitar os riscos", explica.

Já em janeiro, tudo mudou novamente. "Tomamos realmente a decisão de não ter mais a festa após o casamento religioso. Com muita tristeza, mas sempre ficou claro para nós que o sacramento na igreja continuaria para a gente no dia 13 de março", continuou.

Mesmo nesse momento, os dois já previam a possibilidade de uma readaptação. Isso porque Larissa é médica e percebeu a situação complicada que se desenhava nas últimas semanas dentro dos hospitais da Capital. Para eles, era quase certeza que logo a decisão de um lockdown chegaria. 

Última hora

E chegou. Na quarta-feira (3), o governador do Estado, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, José Sarto, comunicaram a decisão de fechar todos os serviços não essenciais na cidade. A partir daí, Artur e Larissa, de 26 e 25 anos, respectivamente, começaram a conversar sobre o porvir.

"No café da manhã do dia seguinte, pensamos em três opções: fazer na paróquia que já faríamos, em uma em que não tivesse tanta burocracia e a outra seria casar na quinta mesmo", comenta Artur. Depois de tanta conversa, o sentimento definiu a escolha.

"A gente acordou ontem sem saber que ia casar. Até a maquiadora me falou que nem deu tempo ficar nervosa porque foi tudo de última hora", inicia Larissa emocionada.

"Cada passo que demos sempre foi muito decidido e sabíamos que as coisas iam dar certo. Naquele momento, nos olhamos e entendemos que Deus queria naquela hora e daquele jeito", lembra. 

Com a decisão tomada, os preparativos foram intensos. Ligaram para família, padrinhos e a banda do evento, para logo depois organizarem uma live especial a todos os amigos que gostariam de acompanhar a celebração da união. "Às 15h, todos os fornecedores estavam envolvidos. Larissa pegou vestido, eu peguei terno, nos arrumamos. Na hora do casamento, era nossos padrinhos chegando e a cerimônia começando", diz o engenheiro civil, aos risos, sobre a história. 

Por fim, se encaminharam até a Igreja Menino Jesus de Praga, no Vincente Pinzón, e subiram ao altar. Hoje, nesta sexta (5), a sensação parece ser de extrema felicidade. "Graças a Deus já viemos para nosso apartamento com tudo certo! Temos contrato para a festa, mas fica para o ano que vem, se estiver tudo bem até lá", agradece o rapaz sobre a oportunidade.