O governador Camilo Santana anunciou, na manhã deste sábado (23), que o Estado do Ceará receberá, neste fim de semana 72.500 doses da vacina da Covid. Desta vez, o imunizante será o da Oxford/AstraZeneca.
"Acabei de receber a confirmação do Ministério da Saúde. Estarei acompanhando a chegada e distribuição das doses mais uma vez. Juntos vamos superar esse desafio", explicou o chefe do Executivo estadual.
Desde a madrugada deste sábado (23), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) trabalha na análise de segurança das duas milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que chegaram ao Brasil no fim da tarde da última sexta-feira (22).
O imunizante chegou ao Brasil às 17h20, no Aeroporto de Guarulhos. A carga foi transportada em um avião até a Base Aérea do Galeão, na qual chegou às 22h.
A aeronave foi recebida na pista por um batismo simbólico, com jatos de água lançados em forma de arco pelo Corpo de Bombeiros do Aeroporto Rio-Galeão.
Decreto municipal
Na noite da última sexta-feira, a Prefeitura de Fortaleza publicou um decreto municipal proibindo o consumo de bebidas alcoólicas a partir das 22h. O objetivo é evitar aglomerações e a proliferação da Covid-19.
De acordo com o documento, restaurantes, barracas de praia, praças de alimentação e restaurantes de shoppings e lojas de conveniência em postos de combustíveis estão autorizados a funcionar até as 22h em Fortaleza.
Os demais estabelecimentos comerciais que têm autorização para abrir após esse horário poderão vender bebida alcóolica, mas não podem permitir que o cliente consuma em suas dependências, informou a gestão municipal.
Descumprimento
Se houver descumprimento do decreto municipal, a multa pode chegar a R$ 75 mil. O valor pode ser dosado por dia de desobedecimento.
O documento estabelece ainda interdição imediata por sete dias, período que pode ser ampliado para 30 dias em caso de reincidência, sem prejuízo de nova aplicação de multa.
Decreto estadual
Na última quinta-feira (21), o governador Camilo Santana anunciou o aumento do número de leitos em todo o estado do Ceará, proibiu o uso de áreas comuns de lazer em condomínios de praia e recomendou que a população evite viagens intermunicipais. Segundo ele, a decisão é baseada no aumento de casos da Covid-19 na capital cearense.
Primeira vacinada no Ceará
Na última segunda-feira (18), a técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, 51, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no estado do Ceará.
A imunização da profissional da saúde foi aplicada no braço esquerdo e ocorreu no local de trabalho dela, no Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza. Sob aplausos, ela foi recebida pelo governador Camilo Santana e pelo secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto.