Ceará recebe 105,5 mil doses de vacina da AstraZeneca neste sábado (7)

Lote desembarcou no Aeroporto de Fortaleza nesta tarde

Lote com 105,5 mil doses de vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 chegou ao Ceará na tarde deste sábado (7). A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Em publicação nas redes sociais, o governador Camilo Santana (PT) afirmou que as vacinas serão usadas para primeira (D1) e segunda (D2) doses.

Nesta sexta-feira (6), o Estado recebeu três lotes de vacinas contra a Covid-19 que somaram 267,5 mil doses: 175,5 mil da Pfizer, 4,5 mil da Janssen e 91,5 mil da AstraZeneca.

"Hoje mesmo estamos enviando aos nossos municípios as doses que recebemos ontem, por meio da nossa logística de distribuição, que conta com transporte aéreo (aviões e helicópteros) e terrestre", declarou Camilo neste sábado.

O governador reforçou a importância de todos ficarem atentos ao cadastro no Saúde Digital e às listas de agendamento divulgadas pelos municípios. "Só com a vacinação em massa conseguiremos superar de vez essa pandemia", destacou.

Ação pede vacinas

Na última quinta-feira (5), a Justiça determinou, após os Ministérios Públicos do Estado (MPCE), Federal (MPF) e do Trabalho (MPT) ajuizarem uma Ação Civil Pública, que a União envie em até cinco dias explicações sobre o critério de distribuição das vacinas ao Ceará. 

Os órgãos solicitaram a revisão da metodologia para que o Ceará receba doses proporcionais ao número de habitantes. A ação também pediu por 1,4 milhão de vacinas, já solicitadas no mês de abril deste ano.