CE alcança nível desejado de alfabetização pela 1ª vez, mas mantém situação crítica em matemática

Resultados da avaliação Spaece de 2019 foram divulgados em solenidade do prêmio Escola Nota Dez

Todas as cidades do Estado do Ceará atingiram o nível desejável de alfabetização, em que 92,7% das crianças encontram-se alfabetizadas ao término do 2º ano do Ensino Fundamental. O desempenho histórico foi apresentado durante apresentaçao online dos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) de 2019, que mostrou também o desempenho crítico que os alunos mantêm em matemática. 

A avaliação destacou que 84,7% dos estudantes está dentro do desejável dos níveis de proficiência do Spaece Alfa, o valor era de 29,9% em 2007. Já a proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa segue em crescimento, com 58% de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental com desempenho adequado, número que cresceu quatro pontos percentuais em relação à 2018. No primeiro ano que a avaliação foi realizada, em 2008, o número era apenas 7%. 

Enquanto isso, no 9º ano, 24% dos estudantes da série apresentaram nível adequado, dado que também vem crescendo nos últimos anos. Em 2018, o número era 22%, enquanto que, em 2008, correspondia a somente 3%.  

Embora a tendência de crescimento também seja analisada na proficiência dos alunos em Matemática, o nível ainda é considerado crítico, já que menos da metade (44%) dos estudantes de 5º ano apresentaram nível adequado na disciplina, valor que chegou a 4% em 2008. De 2018 para 2019, houve um crescimento de três pontos percentuais.  

Já no 9º ano, 15% obtiveram nível adequado, um crescimento de dois pontos percentuais em comparação à 2018. No primeiro ano da avaliação, o valor registrado chegou a 1%. Em 126 municípios do Ceará, o nível ainda é considerado crítico 

Um dos dados apresentados mostra que 84,7% dos estudantes está dentro do desejável dos níveis de proficiência do Spaece Alfa, número que em 2007 chegou a 29,9%.

A prova Spaece Alfa é uma avaliação anual que identifica e analisa o nível de proficiência dos alunos dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública. 

"É fruto de cooperação e parceria. Hoje, o Ceará é reconhecido internacionalmente pelos resultados que a educação vem alcançando. O desafio é maior, o nosso desejo é que esses níveis cheguem todos ao desejado nos próximos anos, declarou o governador Camilo Santana durante o evento que aconteceu nesta terça-feira (11).  

Premiação  

Na solenidade, foram premiadas 362 escolas da rede pública do Ceará pelos destaques obtidos na educação no ano de 2019. A 12ª edição premia as 150 escolas públicas com os melhores desempenhos de Alfabetização, 150 do 5º ano, além de 62 escolas de 9º ano. 

As instituições mais bem avaliadas recebem R$2 mil por cada aluno avaliado, enquanto as que ainda precisam melhorar resultados ganham R$1 mil, rankeadas a partir da avaliação realizada pela Spaece.  

“Precisamos construir um Estado, ajudar nosso estado a prosperar e isso acontece a partir da educação, um dos pilares fundamentais. Nós unimos esforços pra que as ações cheguem da melhor maneira possível onde precisam chegar, mais ainda nesses tempos de pandemia. É importante a retomada dos esforços e a reinvenção pra garantir que as crianças continuem aprendendo", pontou a vice-governadora Izolda Cela.