Mais três importantes vias de Fortaleza terão o limite de velocidade reduzido de 60 para 50 km/h: as avenidas Eduardo Girão, José Jatahy e Humberto Monte. Nas duas primeiras vias, a mudança começa a ser implementada já na primeira semana de agosto.
A informação foi dada por Juliana Coelho, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), em entrevista ao Diário do Nordeste, na manhã desta quarta-feira (28).
“É uma medida que vem dando certo, é a mais impactante para reduzir a quantidade e a gravidade dos acidentes de trânsito. Já são cerca de 40 km de vias que passaram ao novo limite de velocidade”, estima Juliana.
Com a intervenção, a capital cearense somará 28 ruas e avenidas com velocidade máxima reduzida (veja lista abaixo). A primeira foi a Av. Leste Oeste, em 2018. De lá para cá, o número de atropelamentos caiu em 64%, segundo a AMC.
Vias de Fortaleza com 50 km/h
- Av. Pres. Castelo Branco
- Av. Gal. Osório de Paiva
- Av. Francisco Sá
- Av. Augusto dos Anjos
- Av. Duque de Caxias
- Av. Frei Cirilo
- Av. Cel. Carvalho
- Av. Gomes de Matos
- R. Alberto Magno
- Av. Dom Luís
- Av. José Leon
- R. Vereador Pedro Paulo
- Av. João de Araújo Lima
- Av. Monsenhor Tabosa
- Av. Abolição
- Av. Santos Dumont
- Av. Imperador
- Av. Antônio Sales
- R. Dr. Justa Araújo
- R. Gov. João Carlos
- R. Marechal Bittencourt
- Av. Borges de Melo
- Av. Bernardo Manuel
- Av. Bezerra de Menezes
- Av. Jovita Feitosa
De acordo com a superintendente, “essas decisões são tomadas por meio dos dados de trânsito e acidentes”, seguindo um planejamento mensal. Até o fim de 2021, mais vias passarão pela modificação.
O trabalho em Fortaleza deve ser acompanhado por ações educativas aos condutores. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a readequação da velocidade de 60 para 50 km/h aumenta em dez vezes a chance de uma pessoa atropelada sobreviver.