Atendimento virtual a pacientes com sintomas de Covid-19 começa em Fortaleza nesta segunda (15)

Plataforma 'Atende em casa Covid-19' foi lançada pela Prefeitura de Fortaleza

A plataforma 'Atende em casa Covid-19' foi lançada pela Prefeitura de Fortaleza na manhã desta segunda-feira (15) e deve ser utilizada para o acompanhamento virtual de pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Funcionando por meio de videoconferência entre profissionais de saúde e pacientes, a medida, segundo conta o prefeito Roberto Cláudio, foi criada para pensar em novas formas de combate à doença.

"A pandemia, se por um lado tem trazido muita preocupação, também tem nos provocado a promover ações preventivas e sociais rápidas”, disse o gestor durante coletiva de imprensa. No total, 50 profissionais, entre médicos e enfermeiros do município, participam do projeto e devem estar disponíveis na plataforma todos os dias.

De acordo com ele, por meio do vídeo, o contato inicial de pessoas com sintomas poderá ser adiantado. "A diferença dessa plataforma é que ela permite o contato direto entre o médico e o paciente. Não é algo gravado, não é texto, é um atendimento em formato de videoconferência", explica.

Já para a Secretária Municipal de Saúde, Joana Maciel, a ferramenta também auxilia no processo de distanciamento ideal para Fortaleza. “Estamos em queda nos registros de casos e de óbitos, mas estamos em momento de observação. Já passamos pela transição, quando saímos do isolamento rígido, mas a população precisa entender que a cidade precisa estar em isolamento social”, pontua.

Funcionamento

De forma simples, o atendimento virtual na plataforma pode ser acessado no aplicativo e até mesmo pelo site do Atende em Casa. A pessoa que acessá-la deve preencher dados pessoais, além de contar sobre os sintomas percebidos em casa. Segundo o coordenador de Redes de Atenção Primária e Psicossocial da SMS, Rui de Gouveia, celulares, computadores e tablets estão aptos para serem usados nesse acesso.

“Como isso acaba se configurando como um teleatendimento, é necessário que esse aparelho tenha uma câmera, para que tanto o médico possa ver o paciente como o paciente veja o médico”, lembra. No mais, ele também pontua os benefícios desse atendimento virtual. “O profissional também poderá observar o padrão de respiração dessa pessoa. Muitas vezes, quando o profissional visualiza isso, pode acabar demandando que essa pessoa vá até uma unidade de saúde”.

Mesmo assim, explica, a prescrição de medicamentos só será feita de forma presencial. Caso o médico perceba a necessidade durante a consulta por meio da plataforma, deverá indicar ao paciente a procura de um atendimento em unidade de saúde mais próxima.

“O que acontece é o seguinte: quando a pessoa está com algum problema, mas tem receio de sair de casa, e ela visualiza o profissional falando com ela, argumento sobre essa necessidade, ela fica mais confiante e pode procurar auxílio médico com maior agilidade”, opina Rui, ao também lembrar que o acesso é indicado a qualquer grupo ou pessoa com sintomas gripais, como febre ou tosse.

"Atende em casa Covid-19"

Link para acesso: atendeemcasa.sms.fortaleza.ce.gov.br