5 das 20 escolas com maiores médias do Enem são do Ceará

Pelo segundo ano consecutivo, essa listagem não inclui escolas públicas, conforme dados do Inep

As escolas do Ceará saem mais uma vez na frente nos dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Conforme números divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na manhã de ontem, das 20 escolas com maiores médias em provas objetivas, cinco são do Ceará e ocupam as classificações de 3º, 4º, 6º, 8º e 11º lugar na lista. O primeiro e o segundo colocado são de São Paulo. Dessas 20 melhores, todos são colégios particulares.

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Pelo segundo ano consecutivo, essa listagem não inclui escolas públicas. Entre as dez escolas no País com melhores médias em Redação, o Ceará aparece em 3º e em 9º lugar. Nesse quesito, as duas melhores nacionalmente são do Piauí, com a 4ª e a 6ª colocada. Neste ano, o Inep calculou um índice novo, somando as quatro provas objetivas com a redação e dividindo pela média aritmética das cinco provas, independentemente da metodologia de cada uma.

De acordo com o levantamento, que é o mesmo utilizado durante os processos seletivos do Programa Universidade para Todos (Prouni), o Ceará aparece em 2º, 4º, 5º, 9º e 20º lugar. Considerando o exame por regiões, o Nordeste ganhou espaço em relação ao ano anterior, assim como o Ceará. Entre as dez melhores no Enem 2014, havia três, todas do Ceará. No de 2015, agora são cinco, sendo quatro do Ceará e uma do Piauí.

Destaque

No Estado, com base nos dados das escolas públicas e privadas, apenas uma rede particular se destaca em três áreas de conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias, com média de nota em 663,21; Matemática e suas tecnologias, em 851,45; Ciências Humanas e suas tecnologias com o valor de 704,89. Entre instituições públicas e privadas do Estado, a melhor nota na área de redação foi conquistada por outro colégio particular, com nota média de 887,27.

Já em Ciências da natureza e suas tecnologias ficou com um terceiro colégio: 720,41. O sistema disponibilizado pelo Inep não formata um ranking das instituições de ensino, apenas informa as notas por cada área de conhecimento.

Conforme o Inep, o governo federal evita divulgar os dados apresentando a média geral das provas, em um formato de ranking. O objetivo é evitar o impacto da comparação direta entre as escolas, já que o desempenho dos estudantes no Enem pode ser afetado por uma série de elementos, incluindo o padrão de vida das famílias dos estudantes, a formação de professores, o número de alunos por escola.

Esforço

Para o diretor-geral do Sistema Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante, os dados são resultado do esforço de professores e alunos, mas precisam ser avaliados com cuidado. "Cada recorte dado no levantamento do Inep mostra uma realidade diferente", ressalta. Para o professor, o grande segredo da Instituição é a atenção e acompanhamento individualizado a cada aluno.

Já o diretor presidente do Colégio Ari de Sá, Oto de Sá Cavalcante, os bons índices se devem ao desempenho dos alunos desde o ensino infantil. "A gente vem realizando um trabalho de acompanhamento desde a base do infantil com uma boa formação pedagógica. Fazemos concurso para professores o que estimula os profissionais, além de selecionar aqueles que mais se destacam".

Longo prazo

Os valores e a formação humana são os pontos essenciais para o desempenho dos estudantes do Colégio Christus. É o que afirma o diretor administrativo das escola, David Rocha. "O nosso trabalho é de longo prazo. São alunos que estão há muitos anos com a gente. Oferecemos formação educacional formando colaboradores de uma sociedade melhor", ressalta o profissional.

dsa