Alunos ocupam Reitoria da UFC e picham área interna do prédio
Dentre as reivindicações dos estudantes estão creche universitária e ampliação do RU
Os alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) ocuparam, na tarde desta terça-feira (1º), o prédio da Reitoria da instituição. O ato aconteceu após os estudantes votarem a favor da ação na assembleia geral. Ao entrarem na Reitoria, algumas paredes foram pichadas com dizeres com algumas das solicitações dos estudantes como creche universitária e universidade para o povo. O comando da greve estudantil da UFC publicou, em sua página oficial do Facebook, que a ocupação ocorreu em virtude da negligência da Reitoria com as reivindicações dos alunos.
Em nota, a UFC afirma que o vice-reitor, no exercício da Reitoria, prof. Custódio Almeida, se reuniu com cerca de 15 representantes dos alunos grevistas. Durante o encontro, Custódio recebeu a pauta de reivindicações e dialogou com os estudantes.
"No período da tarde, surpreendentemente, um grupo de pessoas, várias delas mascaradas, arrombou portas da Reitoria, invadiu e pichou o prédio, expulsando funcionários e se apossando do recinto. Mesmo diante da atitude violenta, o Vice-Reitor ainda tentou, novamente, o diálogo com o grupo. No entanto, os invasores negaram-se ao debate e resolveram prosseguir com a ação, sem apresentar, naquele momento, nenhuma reivindicação à gestão da Universidade", diz a nota da instituição.