Ação realiza limpeza de espigões e trechos de praia neste sábado (19)

Por causa da pandemia de Covid-19, voluntários não poderão participar este ano

Escrito por Redação ,

A décima terceira edição do Dia Mundial da Limpeza acontece neste sábado (19) e, em Fortaleza, a ação contempla, além da faixa de areia, o ambiente subaquático. Neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, voluntários não poderão participar, para garantir maior segurança e evitar aglomerações. Equipes de mergulhadores voluntários e da Companhia de Mergulho de Resgate do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, estarão à frente da operação. 

A partir das 6h, os grupos iniciarão o trabalho com a limpeza dos espigões do Náutico e da Rua João Cordeiro. A atividade precisa começar cedo porque esse é o horário que a água fica mais clara e é possível enxergar as impurezas com maior precisão. Depois, por volta das 8h, a ação passa a acontecer nas praias, já que com a baixa da maré, a areia passa a acumular mais resíduos.  

O objetivo é chamar a atenção da população para o consumo consciente e o descarte correto dos resíduos, para que o lixo não vá parar no mar e se torne uma armadilha mortal para animais marinhos. 

Segundo o proprietário da Atlântida Mergulho, umas das operadoras voluntárias, Francisco Marcelio, não é a primeira vez que a ação acontece. “Todos os anos a gente faz isso. Por causa da pandemia, não vamos ter o público para ajudar. A quantidade de lixo submerso é imensa”, relata. 

Apesar da redução das equipes, o esperado é que o trabalho seja realizado da melhor forma possível. “Vamos tentar manter o mesmo padrão. Serão em torno de 20 a 40 mergulhadores, divididos para não aglomerar”, explica Marcelio. 

Além disso, o profissional garante que as medidas de proteção contra a Covid-19, como o uso de máscaras, álcool em gel e luvas, serão categoricamente executadas em todo o trecho fora da água.  

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.