Libra divulga divisão de receitas para liga e vantagem para Flamengo e Corinthians

O grupo é formado atualmente por 18 clubes das Séries A e B

Escrito por Estadão Conteúdo producaodiario@svm.com.br
21 de Março de 2023 - 13:00
capa da noticia
Legenda: No momento, a Série A do Campeonato Brasileiro é organizada pela CBF
Foto: Lucas Figueiredo / CBF
Um oferecimento de:

A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) revelou, nesta terça-feira (21), os pontos-chave e a proposta para a criação de uma liga de clubes, que seria responsável por organizar o Campeonato Brasileiro. O grupo sustenta que o modelo proposto diminui o gap financeiro entre os clubes no cenário nacional. A oferta conta com uma regra de transição, preserva os repasses para Flamengo e Corinthians e prevê receita para os times rebaixados - algo que não existe no cenário atual.

O modelo foi elaborado pela Codajas Sports Kapital e pelo BTG Pactual. Em síntese, a proposta é de que as receitas da liga sejam divididas em três partes: 45% (igualitária), 30% (performance) e 25% (de acordo com a audiência).

Atualmente, os clubes da Séria A dividem 29,7% das receitas do campeonato de forma igualitária, 22,2% de acordo com a colocação e 48,1% a partir da audiência. Para que o impacto não seja tão grande, o modelo da Libra considera período de transição numa divisão 40/30/30, que considera ainda um cálculo a partir da receita total.

Receita por performance

Hoje, a CBF divide o bolo considerando a posição de cada clube do 1º ao 16º colocados dentro da competição. A Libra quer esse rateio das três últimas temporadas, em uma divisão que dê 34% para o desempenho na temporada vigente, 33% para a performance no ano anterior e outros 33% referentes à colocação de dois anos atrás.

Cláusula de estabilidade

A Libra também quer resguardar os repasses de Flamengo e Corinthians caso a receita auferida pela liga fique abaixo do previsto - não em termos absolutos, mas proporcionais. Para isso, foi criada uma "cláusula de estabilidade" em que times teriam, nos primeiros cinco anos, a garantia de manterem o mesmo porcentual de receitas que detiveram em 2022.

Para tal, seria considerado a atualização pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Se a receita superar o previsto, os dois clubes teriam a garantia de receber pelo menos o mesmo valor do ano passado.

Divisão para Série B

A Série B, por sua vez, teria assegurada um repasse anual de 15% das receitas da liga. O porcentual é maior do que o repassado atualmente (9,5%) e supera o da La Liga (10%) e da Premier League (12%).

A Libra é formada atualmente por 18 clubes das Séries A e B. Já a Liga Forte Futebol (LFF) reúne outros 26. Apesar de ambos trabalharem pela organização de uma liga, os dois grupos têm divergências em relação ao rateio das receitas.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado