O atacante Neymar sofreu uma entorse no tornozelo direito na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022. Na vitória contra a Sérvia por 2 a 0, nesta quinta (24), o jogador foi substituído aos 34 minutos do 2º tempo e deixou o campo chorando. Assim, a contusão preocupa.
"O problema clínico é um dos mais comuns no futebol e se configura como a distensão no ligamento, quando recebe uma força excessiva. A parte lateral do tornozelo é formada por três ligamentos e quando há um choque, em geral, se forma um edema, que é o inchaço visível no pé de Neymar", explicou Eduardo Vasconcelos, médico do esporte e ortopedista.
O departamento médico do Brasil confirmou, nesta sexta (25), que tanto o atacante quanto o lateral-direito Danilo estão fora da Fase de Grupos da Copa. Os principais sintomas visíveis da entorse são dor, inchaço e limitação de movimento. O Brasil volta a campo na segunda (28), diante da Suíça. A bola rola às 13h, no Lusail, no Catar.
Tratamento
O médico explica que é preciso verificar, primeiro, se há alguma fratura. Isso pode ser constatado através de exame de imagem. Depois, então, iniciar o tratamento em si, com: "uma boa analgesia, medidas anti inflamatórias na fisioterapia, medicação anti inflamatória, muito gelo, elevação do membro e até compressão ao redor do tornozelo para ajudar na redução do edema", disse o médico.
Rodrigo Lasmar, médico da seleção, afirmou que Neymar apresentou uma lesão ligamentar lateral no tornozelo direito. Com isso, o jogador foi afastado da fase de grupos do Mundial.
"Provavelmente, ele teve uma lesão no ligamento talofibular anterior, que é o primeiro ligamento que é lesionado numa entorse de tornozelo. Mas é muito frequente essa lesão e não quer dizer que vá precisar de cirurgia. Mesmo com lesão deste ligamento ou até ruptura, muitas vezes vai muito bem sem cirurgia. Nas lesões mais leves desse ligamento, no caso dele, a recuperação é de no mínimo uma semana", esclareceu o médico do esporte e ortopedista.
Tempo de recuperação
Eduardo Vasconcelos conta ainda que o tempo de recuperação vai depender da gravidade da lesão.
"Entorse mais leve, a recuperação pode ser em poucos dias, menos de uma semana. Entorses mais graves podem precisar de um mês ou mais, em alguns casos, com ruptura de ligamento, causando instabilidade no tornozelo, até cirurgia pode ser preciso", concluiu.