A abertura da Copa do Mundo do Catar de 2022 ocorreu neste domingo (20), no estádio Al Bayt, em Al Khor. Em uma cerimônia com shows, muita dança e o tema de 'união dos povos', o evento reuniu o ator norte-americano Morgan Freeman, que conduziu a apresentação antes do início do Mundial, com o confronto entre Catar x Equador, marcado para 13h (de Brasília).
Das atrações, o cantor sul-coreano Jung Kook, do grupo de k-pop BTS, cantou junto do artista local Fahad Al Kubaisi. A cerimônia também relembrou as músicas principais de Copa anteriores e os mascotes, como o Fuleco, da Copa do Brasil de 2014.
Além das apresentações musicais, o Emir do Catar, Tamim bin Hamad bin Khalifa Al Thani, fez discurso na abertura do evento, exaltando a organização do evento e a questão da união entre povos. Entretanto, não chegou a comentar as polêmicas envolvendo a construção de estádios ou às críticas recebidas pela falta de respeito ao público LGBTQIAP+.
Ao fim das apresentações e do discurso, além de uma passagem das bandeiras das 32 seleções que participarão do torneio, o estádio se iluminou e fogos de artifício foram disparados para marcar oficialmente a abertura do evento mundial.
Veja como foi a festa de abertura da Copa do Mundo
VEJA TUDO SOBRE COPA DO MUNDO AQUI!
Após a festa, acontece o confronto entre as seleções do Catar, donas da casa, contra o Equador, às 13h, no estádio Al Bayt, em Al Khor. A partida é válida pela 1ª rodada do Grupo A.
"O tema da cerimônia de abertura é a união de toda a raça humana, interligando diferenças através da humanidade, do respeito e da inclusão. O futebol permite nos unir como uma única tribo, e a Terra é a tenda em que todos nós vivemos", disse a Fifa.