Fortaleza vence o América-MG e deixa a lanterna do Brasileirão

Tricolor conquistou a 2ª vitória na Série A

Legenda: Pikachu comemora gol marcado contra o América-MG
Foto: Thiago Gadelha/ SVM

Enfim, o Fortaleza deixou a lanterna do Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo (19), o Tricolor venceu o América-MG por 1 a 0, na Arena Castelão em partida válida pela 13ª rodada da Série A do Brasileirão.

O gol do jogo foi marcado por Yago Pikachu, aos 42 minutos do 1ª tempo. O camisa 22 retornou ao time após cumprir suspensão automática e foi decisivo para a 2ª vitória do time na competição.

Veja o gol de Pikachu

Com o resultado, o Leão do Pici chegou aos 10 pontos e empatou com o Juventude, mas ultrapassou o time gaúcho por conta do saldo de gols.

Acompanhe e ouça a partida ao vivo

O JOGO

1º TEMPO

Moisés em jogo contra o América-MG
Legenda: Fortaleza busca vitória contra o América-MG
Foto: Thiago Gadelha/SVM

0 - 15min: O Fortaleza começa pressionando. O Tricolor tem muito mais posse de bola, sufoca o América-MG e controla as ações ofensivas em busca do gol. Na melhor chegada até aqui, Yago Pikachu recebeu dentro da área, finalizou e o goleiro Airton fez a defesa. Marcelo Boeck ainda não fez nenhuma defesa.

15 - 30min: O panorama do jogo é o mesmo, de controle leonino. Porém, o América passa a atacar mais. Em duas chegadas, levou perigo com Danilo Avelar. Na melhor delas, aos 29 minutos, o defensor cabeceou com muito perigo. A bola passou ao lado do gol. Em resposta, ao 30, o Fortaleza contra-ataca em velocidade. Lucas Lima cruza para Romero, mas o centroavante não pega em cheio e finaliza pra fora.

30 - 49min: O América se lançou mais ao ataque e obrigou Marcelo Boeck a fazer três grandes defesas. Duas delas foram espetaculares, nas finalizações de Lucas Kal e Aloísio, evitando que o Coelho abrisse o placar. Aos 42 minutos, em ataque rápido, Lucas Lima deu ótimo cruzamento para Yago Pikachu, de cabeça, abrir o placar para o Tricolor.

2º TEMPO

0 - 15min: Os dois times voltam ligados do intervalo. Loco com 3 minutos, Felipe Azevedo faz boa jogada individual e Marcelo Boeck faz defesa espetacular. O Tricolor dá a resposta com Lucas Lima e Moisés, que exigem boas defesas de Airton.

15 - 30min: Os goleiros seguem trabalhando bastante. O jogo fica mais aberto e os técnicos fazem substituições que mudan as configurações táticas. Principalmente Vágner Mancini, que muda o sistema de jogo e deixa o time com mais atacantes. Tricolor vai se defendendo e, agora, apostando nos contra-ataques.

30 - 51min: A reta final do jogo foi de muita tensão. O América-MG foi para o tudo ou nada e o Fortaleza só se defendia. O clímax de tensão foi quando o VAR chamou Leandro Vuaden para revisão de possível pênalti de Titi em Conti. Ao consultar o vídeo, o árbitro de campo não marcou a penalidade, para alívio dos tricolores. No lance, Vojvoda foi expulso. Depietri poderia ter marcado o 2º, mas acabou perdendo contra-ataque, que só não fez falta por a vitória ter sido mantida até o fim.

>Veja a classificação da Série A

FICHA TÉCNICA | Fortaleza x América-MG

  • FORTALEZA - Marcelo Boeck; Marcelo Benevenuto, Ceballos e Titi; Yago Pikachu, Felipe, José Welison (Ronald), Lucas Lima (Matheus Jussa) e Juninho Capixaba; Moisés (Igor Torres) e Sílvio Romero (Deprietri). Técnico: Juan Pablo Vovjoda.
  • AMÉRICA-MG- Airton; Raul Cáceres (Patric), Conti, Éder, Danilo Avelar (Índio Ramirez) e Marlon (João Paulo); Lucas Kal, Juninho e Felipe Azevedo (Pedrinho); Everaldo e Aloísio (Wellington Paulista). Técnico: Vagner Mancini
  • GOL - Yago Pikachu, aos 42 minutos do primeiro tempo.
  • ÁRBITRO - Leandro Pedro Vuaden (RS)
  • CARTÃO AMARELO Ceballos (Fortaleza)
  • CARTÃO VERMELHO Juan Pablo Vovjoda (Fortaleza)
  • RENDA R$ 124.119,00
  • PÚBLICO 17.709 pagantes
  • LOCAL Arena Castelão, em Fortaleza (CE)