Fortaleza perde para Cerro no Paraguai e é eliminado da Libertadores de 2023

As equipes se enfrentaram nesta quinta-feira (16), em Assunção-PAR

Legenda: Fortaleza vai enfrentando o Cerro Porteño no Paraguai pela Libertadores
Foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC

O Fortaleza foi eliminado da Libertadores de 2023. No estádio La Olla, em Assunção, no Paraguai, nesta quarta-feira (16), o time cearense perdeu para o Cerro Porteño-PAR por 2 a 1, após uma derrota na ida, e se despediu na 3ª fase eliminatória, anterior à fase de grupos. Deste modo, a equipe disputará a fase de grupos da Sul-Americana, enquanto os paraguaios seguem na Liberta.

Os gols foram de Carrizo, no 1º tempo, e Aquino na etapa final - Guilherme descontou já nos acréscimos. O sorteio para definir os adversários tricolores será dia 27 de maio, segunda-feira. A 1ª e única participação tricolor na Sula foi em 2020, eliminado na 1ª fase para Independiente-ARG.

Na sequência da temporada, o Fortaleza encara o Ferroviário no domingo (19), às 18h30, na Arena Castelão, pela volta da semifinal do Campeonato Cearense. Na ida, as equipes empataram em 1 a 1.

Saiba como foi o tempo real

O jogo

O Fortaleza iniciou no 4-3-3, com Brítez na lateral-direita e Crispim na esquerda. A postura era mais agressiva, mas a primeira chegada foi do Cerro Porteño-PAR, em cabeçada de Churín defendida por João Ricardo. Assim, a partida iniciou aberta no estádio La Olla, em Assunção, no Paraguai.

A resposta leonina foi aos 5: Lucero cabeceou para intervenção de Jean, que também defendeu o rebote de Galhardo. Com linhas altas, o time de Vojvoda tentou acelerar, apesar de menos posse. Já aos 17, Lucas Crispim cobrou falta por cima da meta do Cerro, que apostava na bola aérea.

No duelo de estratégias, os donos da casa levaram vantagem. Após cruzamento da esquerda, Benevenuto corta mal, a bola carimba a trave e volta nos pés de Carrizo, aos 37, para fazer 1 a 0. Atrás do placar, o Fortaleza sentiu o golpe e diminuiu a intensidade com uma derrota parcial.

Fortaleza x Cerro Porteño
Legenda: O Fortaleza não conseguiu superar o goleiro Jean, do Cerro Porteño
Foto: Mateus Lotif / Fortaleza

Na volta do intervalo, Vojvoda acionou Pikachu na vaga de Romarinho. Aos 10, Crispim cortou a marcação e cruzou para Yago, que chutou travado na marcação. O Cerro então controlou o ritmo e explorou os erros leoninos, que estava mais espaçado e nervoso em campo, sem compactação.

Aos 20, os donos da casa ampliaram com Aquino. Em cobrança de falta ensaiada, o meia recebeu na entrada da área e chutou forte, de primeira, no ângulo do goleiro João Ricardo: 2x0. Assim, Vojvoda lançou Calebe em campo na vaga de Hércules e tentou deixar a equipe mais ofensiva.

A melhor chance foi aos 25, quando Lucero recebeu livre e chutou para defesa de Jean. No desespero pelo placar, Silvio Romero, Júnior Santos e Guilherme entraram. Nos acréscimos, aos 48, em contra-ataque, Júnior Santos invadiu a área e tocou para Guilherme diminuir o placar (2x1), o que não evitou a eliminação do Fortaleza da Libertadores.

Escalações

  • Cerro Porteño | Jean; Espínola, Patiño, Piris da Mota e Báez; Aquino (Samudio), Lucena (Bobadilla), Wilder Viera e Carrizo (Giménez); Churín (Fernando Fernández) e Robert Morales (Fariña). Técnico: Facundo Sava.
  • Fortaleza | João Ricardo, Brítez, Benevenuto e Titi; Hércules (Calebe), Caio Alexandre, Lucas Crispim, Pochettino (Guilherme) e Romarinho (Pikachu); Lucero (Silvio Romero) e Thiago Galhardo (Júnior Santos). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Cerro Porteño 2x1 Fortaleza | Ficha técnica

  • Competição: Libertadores - 3ª fase eliminatória.
  • Data e hora: 16/03, às 19h (de Brasília).
  • Local: Estádio La Nueva Olla, em Assunção (PAR).
  • Gols: Carrizo aos 37'1T (1x0), Aquino aos 46' 2T (2x0) e Guilherme aos 46' 2T (2x1).
  • Cartões amarelos: Báez e Wilder Vieira (Cerro); Benevenuto e Lucero (Fortaleza).
  • Árbitro: Jesús Valenzuela (Venezuela).