Em 'jogo nas nuvens', Always Ready goleia Sporting Cristal e se aproxima de classificação

O clube boliviano aplicou a maior goleada de sua história na competição

Legenda: A arena, inaugurada em 2017, está situada a 4.090 metros acima do mar e fica na cidade de El Alto, próxima a La Paz, capital da Bolívia
Foto: AIZAR RALDES / AFP

O Always Ready, da Bolívia, goleou, nesta terça-feira (20), o Sporting Cristal, do Peru, por 6 a 1, pela segunda fase da Copa Libertadores da América. O clube boliviano, que aplicou a maior goleada de sua história na competição, contou com um grande reforço: o estádio.

Veja também

Acontece que, no início deste mês, a Conmebol liberou o Always Ready para utilizar o Estádio Municipal de El Alto na competição. A arena, inaugurada em 2017, está situada a 4.090 metros acima do mar e fica na cidade de El Alto, próxima a La Paz, capital da Bolívia.

O estádio, também conhecido como Municipal de Villa Ingenio, só fica atrás do estádio Daniel Alcides Carrión, localizado na cidade de Cerro de Pasco, no Peru, que fica a 4.378 metros sobre o nível do mar e é a casa do Unión Minas (PER).

A partida de volta da segunda fase acontece na próxima terça-feira (27), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Alberto Gallardo, em Lima, no Peru. Quem avançar enfrentará na terceira fase o vencedor de Puerto Cabello, da Venezuela, e Nacional, do Uruguai.

TRAGÉDIA LOCAL

Em 2019, em uma partida entre o time da casa e o Oriente Petrolero pelo Campeonato Boliviano, o árbitro Victor Hugo Hurtado, 32 anos, passou mal, no começou do segundo tempo, saiu de ambulância do estádio e acabou morrendo. 

As investigações e a Federação Boliviana de Futebol não relacionaram a morte aos efeitos da altitude, mas reacenderam, à época, a polêmica sobre a disputa de partidas de futebol em estádio situados em cidades em grandes altitudes.