Castelão sofre queda de energia antes de Ceará x Avaí; início do jogo teve 47 minutos de atraso

O início da partida nesta terça-feira (19) foi atrasado por falta de luz nos refletores

Legenda: A energia da Arena Castelão sofreu uma oscilação de energia antes de Ceará x Avaí
Foto: Kid Júnior / SVM

A Arena Castelão registrou uma queda de energia em parte do estádio antes do jogo entre Ceará x Avaí nesta terça-feira (19). O início da partida, previsto para 21h30, foi atrasado por 47 minutos porque alguns refletores foram afetados com a oscilação da luz, além da iluminação em parte dos setores da arquibancada.

A ausência de luz começou 20 minutos antes da bola rolar. A Assessoria de Comunicação da Enel, em contato com a reportagem, destacou que não houve nenhuma falha na energia por parte da companhia no local.

Paralisação e aquecimento

Hino nacional executado com jogadores de Ceará e Avaí
Legenda: No momento do hino nacional, refletores da Arena Castelão apagaram
Foto: Kid Júnior / SVM

Os atletas de Ceará e Avaí até entraram em campo para a execução do hino nacional, no protocolo do torneio, mas uma parte da energia seguiu oscilando. A arbitragem então adiou o começo do jogo e avaliou a situação.

Na ocasião, o árbitro Caio Max (RN) ressaltou que a administração do estádio, que é de responsabilidade do Governo do Estado do Ceará, não tinha informado nenhum prazo para o reestabelecimento da luz. "Temos de aguardar 30 (minutos) mais 30. A organização (do jogo) nos passou 15 minutos (para resolver). Após isso, caiu parte da energia e informaram que não tem um prazo (para retorno). Falei com capitães da equipe e acharam melhor voltar ao vestiário, até pelo clima (quente). Não temos um prazo", disse ao canal Premiere.

Após o retorno gradual da luz nos refletores e nos demais setores da arquibancada, os jogadores iniciaram um novo aquecimento. Com 47 minutos depois do prazo inicial previsto para a partida, às 22h17, o jogo começou, que é válido pela 18ª rodada da Série A do Brasileiro.

Explicação

Em nota enviada nesta quarta-feira (20), a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) disse que "o fornecimento de energia da Arena Castelão passou por uma instabilidade e, com isso, parte dos refletores se apagaram na partida desta terça-feira (19), entre Ceará e Avaí. Será realizada uma perícia técnica para identificar o problema, tendo em vista que todos os geradores entraram em funcionamento normalmente. A partida teve início com atraso devido ao tempo necessário para o restabelecimento da energia. A Arena Castelão conta, atualmente, com 346 refletores, número superior ao necessário para a iluminação do campo. Ressaltamos que o sistema de geradores foi testado antes do jogo e é testado regularmente", concluiu. 

Apagão em Fortaleza x Palmeiras

No dia 10 de julho, a Arena Castelão sofreu um "apagão" na partida entre Fortaleza x Palmeiras pela Série A. A queda de energia ocorreu aos 44 do 2º tempo e foi encerrada após 30 minutos sem retorno da energia.

Com a queda de energia, torcedores relataram cenas de terror sem luz, com roubos e confusões no estádio.