Botafogo vence o Atlético-MG com um jogador a menos e é campeão da Libertadores pela primeira vez

Duelo aconteceu no estádio Momumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina

Legenda: Botafogo campeão da Libertadores
Foto: Luis ROBAYO / AFP

O Botafogo é campeão da Libertadores 2024! O Glorioso venceu o Atlético-MG por 3 a 1 na tarde deste sábado (30), no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina, em partida válida pela final da Libertadores da América 2024. Luiz Henrique, Alex Telles e Júnior Santos marcaram os gols do Botafogo, enquanto Eduardo Vargas diminuiu para o Galo.

Esta foi a primeira vez em que o time carioca conquistou o título continental. Vivendo grande momento na temporada, a equipe conseguiu coroar a qualidade técnica apresentada dentro de campo ao longo da temporada 2024 com o mais importante título do futebol sul-americano.

Jogadores do Botafogo comemoram vitória da Libertadores
Legenda: Jogadores do Botafogo comemoram vitória da Libertadores
Foto: Alejandro PAGNI / AFP

A decisão foi marcada por muita emoção, principalmente por parte do Botafogo. Aos 29 segundos de jogo, o volante Gregore, do Botafogo, foi expulso após uma entrada forte, com a sola da chuteira, na cabeça de Fausto Vera, volante do Atlético-MG. Portanto, o Botafogo disputou praticamente toda a partida com um jogador a menos.

Com um jogador a mais, o Atlético-MG passou a ter mais posse de bola e a tentar pressionar a defesa adversária. A defesa do Botafogo, no entanto, teve grande atuação e conseguiu frear o ímpeto atleticano. Quando foi ao ataque, o Fogão foi efetivo e letal.

Luiz Henrique marcou o primeiro gol, após bate-rebate na área, e sofreu o pênalti que originou o segundo gol, marcado por Alex Telles, que foi para a cobrança.

Na volta do intervalo, Eduardo Vargas conseguiu diminuir para o Atlético-MG, que seguiu pressionando em busca do empate. Nos minutos finais, Júnior Santos marcou o terceiro e decisivo gol do Botafogo.

Foto de Luiz Henrique durante Atlético-MG x Botafogo na final da Libertadores 2024
Legenda: Luiz Henrique durante Atlético-MG x Botafogo na final da Libertadores 2024
Foto: Alejandro PAGNI / AFP

A equipe carioca terminou a fase de grupos na segunda colocação do Grupo D. Nas oitavas de final eliminou o Palmeiras, nas quartas de final desbancou o São Paulo e na semifinal eliminou o Peñarol. 

Já o Galo foi o líder do Grupo G. Nas oitavas eliminou o San Lorenzo, nas quartas o Fluminense e na semifinal eliminou o argentino River Plate.

VEJA COMO FOI O TEMPO REAL

FICHA TÉCNICA | ATLÉTICO-MG X BOTAFOGO   

Competição: Final da Libertadores.  

Data: 30 de novembro, sábado.

Local: Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina.          

Horário: 17 horas (de Brasília).