Análise: Ceará vê jejum aumentar, não confirma vaga na Sul-Americana e vê Libertadores longe

Vovô é derrotado na Arena Castelão, por 3 a 1, pelo Fluminense, chega a quatro jogos sem vencer na Série A do Campeonato Brasileiro e não se aproxima do G-8, reduzindo suas chances de vaga na Libertadores

Legenda: O Ceará fez mais uma partida abaixo do nível que já mostrou na Série A e perdeu em casa para o Fluminense
Foto: THIAGO GADELHA

O Ceará entrou em campo no fechamento da 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro sonhando em se reaproximar do G-8 por uma vaga na Libertadores. Mas o Vovô acabou derrotado pelo Fluminense, por 3 a 1, e se manteve na 12ª colocação, com 46 pontos, reduzindo assim suas chances de classificação ao chegar ao 4º jogo sem vencer. O Alvinegro terminou a rodada quatro pontos atrás do Athletico/PR, o 8º colocado.

Ouça o podcast 'CearáCast'

Se vencesse o Flu, o Ceará se classificaria matematicamente para a Copa Sul-Americana, mas o clube precisa apenas de dois pontos nas duas rodadas finais contra rebaixados. No sábado (20), o Vovô enfrenta Coritiba, às 18h30, no Couto Pereira, e no dia 25, encerra a Série A diante do Botafogo, às 21h30, em casa.

O Alvinegro tem que dar uma resposta nas duas rodadas finais, para fechar bem a Série A, com 52 pontos, que seria sua melhor pontuação da história dos pontos corridos (em 2010, o clube somou 47) e possivelmente a melhor colocação (em 2010, foi o 12º). Além do viés histórico, o clube se classificaria bem para a Copa Sul-Americana, já que as chances de G-8 praticamente são nulas agora, e fecharia em alta a grande campanha na Série A de 2020. Encerrar a Série A em um G-10 seria um prêmio para um clube que fez uma campanha sólida e vai para o 4º ano seguido na elite em 2021.

A resposta em performance e pontuação é necessária, pois a equipe, ao conquistar matematicamente a permanência na Série A com seis rodadas de antecedência, caiu muito de rendimento, aparentemente em um relaxamento natural após a conquista do objetivo inicial em uma temporada tão desgastante.
Já são quatro jogos sem vencer - três derrotas e um empate - que não apagam a grande campanha na Série A, mas que deixam uma ponta de frustração pela capacidade já mostrada do time de Guto Ferreira de melhor colocação, de uma pontuação mais alta.

Veja também

Contra o Fluminense, um rival embalado e sonhando com uma vaga direta na Libertadores pelo G-4, o Ceará até melhorou em comparação aos jogos diante de Athletico/PR, Corinthians e São Paulo. Criou mais do que nas citadas partidas, mas errou tanto quanto, comprometendo mais um resultado.
Ainda que os desfalques de Samuel Xavier, Lima e Cléber sejam complicadores, as entradas de Eduardo, Charles e Saulo, eram naturais, mas o rendimento do time caiu. 

Filme repetido

E não só pelos três, que se esforçaram e até criaram chances para o Vovô, com Charles arriscando de fora da área para defesa do goleiro e Saulo deixando Vina na cara do gol, mas mais uma vez o time alvinegro esteve em uma rotação abaixo: nem Vina, nem Fernando Sobral, nem Léo Chú fizeram um grande jogo, dificultando as ações ofensivas. 

Enquanto lá atrás, os erros defensivos corriqueiros nos últimos jogos continuaram: a dupla de zaga falhou demais - Tiago e Luiz Otávio não foram bem - além dos laterais cedendo espaços para os ataques tricolores. Para dificultar mais ainda, Richard, que fez a diferença contra o São Paulo com grandes defesas, não repetiu o desempenho.
Após o 1º tempo com o placar parcial de 1 a 0, Daniel Azambuja (auxiliar que substituía Guto Ferreira, suspenso), tentou mudar a cara da equipe com Wescley e Felipe Vizeu, mas o Vovô, embora tenha melhorado em volume de jogo pressionado, desperdiçou suas chances. 

Foto: Thiago Gadelha

E o jovem time do Fluminense nem fez uma partida brilhante, longe disso, mas aproveitou bem as falhas defensivas do Ceará para abrir dois gols e ainda marcar o terceiro, quando o Alvinegro se animou após diminuir de pênalti.
O gol solitário de Vina, foi uma das poucas coisas positivas do time no jogo de ontem. Foi o 13º gol dele na Série A, isolando-se como maior artilheiro do Vovô em um Brasileiro de pontos corridos. Também é um prêmio pelo ano espetacular do Vina, um dos responsáveis diretos pela grande campanha do Vovô na elite.

Ficha Técnica

Série A do Brasileiro - 36ª rodada
Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
15 de fevereiro

Ceará 1
Richard, Eduardo, Tiago Pagnussat (Klaus), Luiz Otávio, Bruno Pacheco, Fabinho, Charles (Wescley),
Fernando Sobral (Rick), Vina, Léo Chú (Jacaré), Saulo Mineiro (Felipe Vizeu). Técnico: Daniel Azambuja

Fluminense 3
Marcos Felipe, Calegari, Nino, Luccas Claro, Egídio, Martinelli (André), Yago Felipe, Nenê (Hudson), Luiz Henrique
(Pacheco), John Kennedy (Samuel), Lucca (Michel Araújo). Técnico: Marcão


Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO). Gols: Vina (Ceará) e John Kennedy, Martinelli e Samuel (Fluminense). Cartões Amarelos: Léo Chú (Ceará) e Lucca (Fluminense)