Com o Campeonato Brasileiro se afunilando, o torcedor do Fortaleza começa a fazer as contas. Restando cinco rodadas, a calculadora tem sido ferramenta constantemente utilizada para projetar a pontuação necessária para garantir a permanência por mais um ano na Série A.
Veja o Nas Entrelinhas, com André Almeida
O 'número mágico' para escapar do rebaixamento sempre foi 45 pontos e este segue sendo o número que dá margem de segurança e garante com 100% de certeza a permanência.
Porém, com base na atual situação de tabela do próprio Leão do Pici e também dos adversários, é bem possível que seja possível assegurar vaga na elite do futebol nacional por mais uma temporada com uma pontuação menor (veja abaixo).
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em estatísticas futebolísticas, a probabilidade de rebaixamento com 44 pontos é praticamente nula, de somente 1%, sendo este o número visto como o que provavelmente irá assegurar a permanência.
Caminho para a meta
O Tricolor possui atualmente 39,4% de chances de rebaixamento, segundo a UFMG. O número é alto, mas ao menos indica um aspecto positivo: a probabilidade de permanência é maior, de 60,6%. Muito pelo fato que o Fortaleza segue dependendo somente de suas forças para se manter na Primeira Divisão e ainda com confrontos diretos.
O caminho para conquistar o objetivo é claro. Com os atuais 35 pontos conquistados, são necessários mais nove para atingir 44. O equivalente a três vitórias em cinco jogos restantes.
Considerando que ainda restam três partidas em casa, contra Coritiba, Vasco e Bahia, se o Leão do Pici fizer o dever de casa e triunfar nestas rodadas, é praticamente certo escapar do Z-4.
Ouça o podcast 'FortalezaCast'
Retrospecto recente
O desempenho das equipes que lutaram contra o rebaixamento nas temporadas mais recentes corrobora com a projeção. Nos últimos 10 anos, somente uma equipe foi rebaixada com 44 pontos: a Portuguesa, em 2013. Em todas as outras temporadas, quem conquistou esta pontuação, escapou.
Outras alternativas
Mesmo com a margem de segurança, há a possibilidade de que o Fortaleza consiga a manutenção na Primeira Divisão com pontuações menores. As probabilidades de rebaixamento, segundo a UFMG:
- 44 pontos = 1% de queda
- 43 pontos = 4% de queda
- 42 pontos = 14% de queda
- 41 pontos = 34% de queda
- 40 pontos = 61% de queda