O Fortaleza conquistou a 1ª vitória no Brasileirão. Na tarde deste domingo (5), o Tricolor bateu o Flamengo por 2 a 1, em jogo válido pela 9ª rodada da Série A do Brasileiro de 2022. O confronto ocorreu no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, que contou com grande presença de público.
Com o resultado, o Fortaleza chegou aos cinco pontos e diminuiu a distância para o Atlético-GO para dois pontos. Mesmo assim, o Tricolor segue na última colocação do campeonato.
O próximo desafio do Leão do Pici será contra o Goiás, na quinta-feira (9), na Arena Castelão, às 20 horas.
>Veja a classificação atualizada da Série A
O JOGO
O time comandado por Juan Pablo Vojvoda teve grande atuação e foi superior na partida. Abriu o placar com Robson, aos 28 minutos do 1º tempo, e ainda na etapa inicial teve chances para ampliar. Mas acabou castigado no fim, com gol de Éverton Ribeiro, aos 49 minutos.
Na 2ª etapa, o Flamengo teve a chance da virada, mas Pedro cobrou pênalti na trave e o jogo seguiu empatado até os 46 minutos do 2º tempo, quando Hércules acertou belo chute e decretou o placar final.
VEJA NARRAÇÃO DA VERDINHA AO VIVO
ACOMPANHE OS PRINCIPAIS LANCES
VEJA COMO FOI O JOGO
1º TEMPO
0 - 15min: O Flamengo começa com mais posse de bola e controlando as ações ofensiva. Mas, em contra-ataque rápido, o Fortaleza tem a primeira boa chance para marcar. Aos 5 minutos, Robson recebe lançamento de Juninho Capixaba e sai de cara com Hugo, mas acaba chutando na trave e perde grande chance. A resposta do Flamengo vem aos 14 minutos, após lambança entre Juninho Capixaba e Boeck, a bola sobra para Everton Ribeiro, que acerta o travessão.
15 - 30min: O Fortaleza melhora no jogo e passa a controlar mais as ações. Romarinho recebe grande passe de Pikachu e, livre na área, chuta na rede pelo lado de fora. Na sequência, Arão erra na saída de bola, Jussa faz a roubada e dá ótima assistência para Robson, que toca na saída de Hugo e abre o placar. O Tricolor joga bem e vai vencendo no Maracanã.
30 - 45min: O Fortaleza manteve boa postura e organização, enquanto a torcida do Flamengo passou a vaiar a equipe, em especial o zagueiro Pablo e o volante Willian Arão, os dois piores jogadores do time da casa. Mesmo assim, o Tricolor não aproveitou as chances que teve, enquanto no último lance, aos 49 minutos, Éverton Ribeiro tabelou com Ayrton Lucas e chutou cruzado, rasteiro, para empatar o jogo.
2º TEMPO
0 - 15min: O jogo recomeça com intensidade, e logo com 2 minutos, tem pênalti para o Flamengo. Pedro é derrubado na área por Benevenuto e, após revisão no VAR, Leandro Vuaden marca penalidade. O próprio centroavante vai para a bola, mas manda na trave, desperdiçando a chance de virar o jogo. O Fortaleza tenta dar a resposta na sequência com Robson, mas o camisa 7 estava impedido.
15 - 30min: Vojvoda faz mudanças e o Fortaleza ganha novo fôlego na partida. O jogo é aberto e o Tricolor cria grande oportunidade para marcar o segundo, com Hércules, aos 25 minutos. O meio-campista recebe lançamento na área e desvia na saída de Hugo Souza, mas o goleiro do Rubro-Negro faz uma defesaça e, na sequência, Ayrton Lucas tira em cima da linha. O jogo segue lá e cá.
30 - 49min: O Flamengo foi com tudo para o ataque em busca da vitória e acabou dando espaços para os contra-ataques do Fortaleza. Aos 34, Zé Welison dá grande passe para Moisés, que deixa Pikachu na boa para marcar, nas Filipe Luis faz o desarme no momento da finalização. Porém, aos 46 minutos, Moisés fez grande jogada individual e chutou para defesa de Hugo. No rebote, Hércules acertou belo chute de primeira e decretou a vitória leonina.
FICHA TÉCNICA - FLAMENGO 1 X 2 FORTALEZA
- FLAMENGO - Hugo Souza; Matheuzinho, Pablo (David Luiz), Rodrigo Caio e Ayrton Lucas (Filipe Luís), Gomes (Vitinho), Willian Arão (Thiago Maia) e Andreas Pereira; Everton Ribeiro (Lázaro), Pedro e Bruno Henrique. Técnico: Paulo Sousa.
- FORTALEZA: Marcelo Boeck; Landázuri, Marcelo Benevenuto e Titi; Yago Pikachu; Matheus Jussa (Lucas Crispim), José Welisson, Ronald (Hércules) e Juninho Capixaba; Romarinho (Moisés) e Robson (Silvio Romero). Técnico: Juan Vojvoda.
- GOLS - Robson, aos 28, e Éverton Ribeiro, aos 49 minutos do primeiro tempo. Hércules, aos 46 minutos do segundo tempo.
- ÁRBITRO - Leandro Vuaden (RS).
- CARTÕES AMARELOS: Pablo, David Luiz e Bruno Henrique (Flamengo); Ronald, Juninho Capixaba, Landázuri e Robson (Fortaleza).
- RENDA - R$ 2.484.322,50
- PÚBLICO - 63.975 total (59.294 pagante)
- LOCAL - Maracanã, no Rio de Janeiro. Rio