'A festa é nível europeu', diz Ceni sobre torcida do Fortaleza contra o Botafogo/PB

Para o treinador, o clube tricolor protagoniza uma das maiores festas do futebol brasileiro

O Fortaleza está a um empate de ser campeão nordestino. Com a vitória sobre o Botafogo/PB nesta quinta-feira (23), o Leão fica mais próximo do primeiro título da Copa do Nordeste. Na Arena Castelão, quase 39 mil torcedores fizeram uma grande festa pelo jogo de ida, incentivando a equipe tricolor. Para o treinador Rogério Ceni, o palco montado não deixa a desejar em comparação a clubes da Europa.

> Análise: Fortaleza vence Botafogo/PB e abre vantagem para a final

"Altíssimo nível. Em matéria de torcida, primeiro mundo. Talvez hoje no Brasil, seja a maior festa que um clube pode receber. Diria até que a torcida está num nível acima de seus jogadores e do seu treinador. A festa que os caras fazem é nível europeu. Não tenho o que falar, é unânime", afirmou.

O comandante do Fortaleza também destacou a importância da torcida tricolor apoiando e encorajando os atletas em campo.

"Talvez a maior aventura da minha vida. É sempre importante trabalhar para time de massa. Até pra ser vaiado, é melhor ser vaiado por 40 mil pessoas. É uma festa absurda. Isso paga cada dia de trabalho", finalizou.

Autor do gol, Wellington Paulista foi novamente peça chave no setor ofensivo do Leão. Atacante que flutua bastante pelos espaços no meio, o atleta levou uma bronca de Ceni durante o intervalo. O técnico considerou a função dele como homem de área mais importante que a de armador nessa final.

"Wellington é nosso 9. Ele e Kieza, em tese, são 9 de área. Mas ele tem bom jogo combinado. O tamanho da importância dele na hora de recompor, poucos fazem no Brasil. Ele se doa muito. Mas hoje o jogo era na área. Muitas jogadas pelos lados. Reclamei e, ainda bem, no segundo tempo ele estava lá quando a bola veio", afirmou o comandante.

Jogo de volta

A segunda e última partida da Copa do Nordeste ocorre na quarta (29), às 20h, no Almeidão. Ceni aposta numa estratégia mais ofensiva do Botafogo/PB em casa, além de torcer para não ter baixas no elenco do Fortaleza.

"A vantagem é mínima. Talvez não retrate o que foi o jogo. Botafogo é um time bem mais ofensivo em seus domínios. O que pode mudar são peças de acordo com cansaço. Já é o oitavo jogo em quatro semanas, temos mais seis. Maior medo é esse, de perder jogador lesionado", explicou.

Antes da final, o Tricolor de Aço encara o Vasco pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Castelão, às 19h.