O governo alemão negou que qualquer raça de cachorro será banida do país. Os rumores sugiram após o surgimento de um projeto de lei sobre criação de animais na Alemanha.
Um projeto de lei, protocolado em fevereiro no país europeu, chocou o mundo após a Associação Alemã de Cães (VDH, na sigla em alemão) afirmar que, caso a medida fosse aprovada, cachorros da raça dachshund, conhecidos popularmente como "cães salsichas", poderia ser banidos do país.
Diante da repercussão, o governo alemão negou à BBC que qualquer cachorro seria banido. "Nenhuma raça de cães será proibida", declarou um porta-voz do Ministério da Agricultura.
Segundo ele, o objetivo do projeto é evitar a criação de animais com características que podem prejudicar a saúde e bem-estar dos cachorros.
"Queremos evitar que os criadores deformem tanto os cães, que eles sofram", afirmou. "Só porque as pessoas acham algo novo ou esteticamente agradável, os animais não deveriam ser atormentados", disse o porta-voz.
"Sempre haverá cachorros-salsicha. Mas nós nunca veremos [após a aprovação do projeto] nenhum com pernas de um centímetro de comprimento", reforçou.
ENTENDA A LEI
O projeto, que faz parte de uma reforma da legislação alemã de proteção animal, prevê que seja proibida a criação de cães com “anomalias do sistema esquelético”.
A ideia é proibir a reprodução de raças propensas a alguns problemas, como as frequentes doenças de coluna observados em cães compridos e com pernas curtas.