Bauducco cancela campanha com música 'Magia Amarela' de Juliette e Duda Beat após polêmicas
Marca reforçou que as cantoras não estiveram envolvidas na criação do projeto
A empresa Bauducco cancelou a campanha "Magia Amarela" após polêmica envolvendo plágio do trabalho "AmarElo", produzido e lançado por Emicida. A ação foi protagonizada por Juliette e Duda Beat e, segundo a marca, a dupla não esteve envolvida na criação do projeto.
A música "Magia Amarela" foi lançada na madrugada desta quarta-feira (18). Porém, o produtor Evandro Fióti, irmão de Emicida, acusou a estética e a canção de plágio.
"Sabe apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética? Então, esse mercado tem bem pouco. Sem criticar as artistas que inclusive admiro. Mas nosso jurídico vai trabalhar", escreveu no X. Conforme Fióti, a marca tentou negociar com ele e Emicida, mas a parceria não foi efetivada.
Em nota à Folha de S.Paulo, a Bauducco disse que usaram os materiais gráficos já presentes na marca, "tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais".
"A música "Magia Amarela", protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: "Um sentimento chamado Família".
Porém, diante dos questionamentos sobre o projeto e as cantoras, a marca cancelou a campanha. "É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema", diz a Bauducco, em nota à coluna.
Veja também
Confira nota na íntegra
"A música "Magia Amarela", protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: "Um sentimento chamado Família".
A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca.
Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam "uma família" com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.
Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união".