Taylor Swift declara apoio a Kamala Harris após polêmica envolvendo Trump e IA

Cantora explicou que imagens geradas por IA nas quais aparecia apoiando o republicano a motivaram a se posicionar

A cantora Taylor Swift declarou, nessa terça-feira (10), apoio a candidata Kamala Harris na corrida eleitoral pela Presidência dos Estados Unidos. Nas redes sociais, ela publicou uma longa mensagem declarando voto na democrata, logo após o debate entre a vice-presidente e o oponente, Donald Trump.

"Vou votar em Kamala Harris e Tim Walz na eleição presidencial de 2024", escreveu a artista no Instagram, minutos após o primeiro debate entre os dois candidatos.

"Vou votar em Kamala Harris porque ela luta pelos direitos e causas que acredito que precisam de uma guerreira para defendê-los", disse a cantora de hits como "Love story", "Anti-hero" e "Shake it off".

O texto é acompanhado com uma foto da artista com um gato e é assinado por "childless cat lady" ('senhora dos gatos sem filhos', em tradução livre), uma crítica ao insulto expressado pelo candidato republicano à vice-presidência JD Vance, que usou estas palavras para descrever Kamala Harris.

IA simulou apoio de Taylor Swift a Trump

A cantora permaneceu em silêncio sobre as eleições até terça-feira, embora muitos fãs dela tenham começado a organizar o movimento "Swifties for Kamala", que arrecadou de 150 mil dólares (R$ 850 mil) para a campanha democrata.

A artista de 34 anos explicou que a descoberta de imagens geradas por inteligência artificial nas quais aparecia apoiando Trump a motivaram a fazer o pronunciamento.

"Isso me levou à conclusão de que preciso ser muito transparente sobre meus planos reais para esta eleição como eleitora", escreveu. "A maneira mais simples de combater a desinformação é com a verdade", acrescentou.

A cantora, que acaba de retornar dos shows na Europa de sua bem sucedida 'The Eras Tour', não afirmou em quem seus fãs devem votar.

"Fiz minha pesquisa e fiz minha escolha. Sua pesquisa é toda sua, e a escolha é sua para fazer", destacou.