Preta Gil seguirá internada na UTI pelos próximos dias, informa boletim médico

Artista passou por uma longa cirurgia, de mais de 20 horas, para retirada de tumores

Escrito por

A cantora Preta Gil seguirá internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelos próximos dias, segundo boletim médico emitido pelo Hospital Sírio-Libanês, às 14h deste sábado (21). Ela passou por uma longa cirurgia, de mais de 20h, para retirada de tumores, entre a última quinta (19) e sexta-feira (20).

”A paciente Preta Maria Gadelha Gil Moreira (Preta Gil) foi submetida a uma cirurgia na última quinta-feira, dia 19 de dezembro. No momento, encontra-se em estado estável e deverá permancer internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelos próximos dias, conforme planejado", informou o Hospital.

Segundo o boletim médico, “a paciente está sendo acompanhada pelas equipes médicas lideradas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dra. Roberta Saretta, Dra. Fernanda Caparelli e Dr. Frederico Teixeira”. A nota é assinada pelo diretor de Governança Clínica, Dr. Luiz Francisco Cardoso, e pelo diretor Clínico, Dr. Álvaro Sarkis.

Malu Barbosa, amiga de Preta Gil, utilizou as redes sociais para falar sobre o estado de saúde da cantora, que segue em recuperação após cirurgia que durou mais de 20 horas. O procedimento para retirada de tumores começou na manhã de quinta-feira (19), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi finalizado na madrugada dessa sexta-feira (20). 

“Por aqui tudo bem. Tudo como programado. Obrigada pelas mensagens e pela energia positiva. Preta é muito forte”, enfatizou Malu Barbosa.

A cantora enfrenta um câncer de intestino desde 2023. A nova intervenção visava retirar um tumor, a pedido de uma médica especialista. Preta, que estava nos Estados Unidos, retornou ao Brasil para realizar a cirurgia. 

Qual o câncer de Preta Gil?

Preta Gil foi diagnosticada com câncer de intestino em 2023. Ela tratou a doença no ano passado e parecia estar em boa recuperação. Porém, a condição voltou a ficar grave em agosto desse ano e evoluiu para uma metástase em três locais:

  • Duas estruturas do sistema linfático, conhecidos como linfonodos;
  • No peritônio, membrana que reveste órgãos como intestino, fígado e estômago;
  • No ureter, tubo por onde passa a urina.

Ela já passou por sessões de radioterapia e outras cirurgias, como uma histerectomia abdominal (remoção do útero).

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.