Le Monde critica atuação de Fernanda Torres em 'Ainda Estou Aqui': ‘Monocórdica’

O crítico do jornal francês considerou que a narrativa traz uma “representação religiosa demais do sofrimento”

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br

A recepção positiva de "Ainda Estou Aqui" no circuito internacional não foi o suficiente para livrar o filme da avaliação desfavorável do jornal francês Le Monde. Estrelado por Fernanda Torres, o longa ganhou destaque no periódico por ocasião da sua estreia nos cinemas da França, programada para esta quarta-feira (15).   

No texto, o crítico Jacques Mandelbaum deu apenas uma estrela ao avaliar a produção de Walter Salles – a escala vai até quatro. O jornalista considerou que a narrativa traz uma “representação religiosa demais do sofrimento”. 

Para o crítico, o filme peca pela "concentração melodramática" ao centrar o ponto de vista na figura de Eunice Paiva, a personagem da brasileira. Isso, segundo a avaliação, deixaria o filme com um “traço leve demais” acerca do “mecanismo totalitário”, em alusão ao período da ditadura militar retratado.

Nem Fernanda Torres foi poupada no texto. Reconhecida internacionalmente ao vencer o prêmio de ‘melhor atriz’ no Globo de Ouro, ela foi desaprovada pelo crítico, que considerou sua atuação "um tanto monocórdica".

Elogios

Mesmo assim, ‘Ainda Estou Aqui’ foi elogiado por outros veículos da França, como Libération, que avaliou que Walter Salles “narra com força e emoção o luto impossível que atingiu os Paiva". 

Já o Le Figaro ressaltou que o longa mostra "uma cativante e poderosa narrativa histórica". "Fernanda Torres está extraordinária", escreveu a revista Telerama, por sua vez.