Familiares de Elian Matte iniciaram uma vaquinha virtual para arrecadar fundos para internar o ex-produtor da Record TV em uma clínica psiquiátrica. O jornalista desenvolveu quadro de estresse pós-traumático após acusar o diretor de RH, Márcio Santos, de assédio sexual e ser desligado da emissora.
Na página da campanha, os parentes usaram o espaço de descrição para demonstrar preocupação com o estado psicológico do comunicador, que pode colocar sua vida em risco.
A família ainda afirmou que o comunicador foi demitido da empresa “sem nenhum tipo de direito”, como seguro desemprego ou manutenção do convênio médico.
A meta da vaquinha é conseguir R$ 100 mil. Até o momento de publicação desta matéria, a campanha arrecadou R$ 474.
ENTENDA CASO
Contratado em 2020, Elian atuava como editor de vídeo e roteirista do programa “Câmera Record”. Dois anos após entrar para o quadro de funcionários da emissora, ele começou a ser importunado por Márcio Santos, de acordo com a colunista Fábia Oliveira, do Metrópoles.
Em 2023, o jornalista foi chamado à sala do diretor, após ser promovido. Na ocasião, segundo inquérito policial do caso, Márcio afirmou que tinha “grandes poderes para demitir pessoas” na empresa.
Após a promoção, o diretor convocou Elian outras vezes, chegando a pegar em seu braço e chamá-lo de “forte” durante um dos “cafés”, forma como Márcio chamava as conversas. Incomodado com a situação, o jornalista passou a ignorar os chamados do gestor de RH.
A reação não teria sido bem recebida por Márcio, que contou ao produtor ter se arrependido de promovê-lo porque o jornalista não tinha mais tempo para os “cafés”.
O diretor ainda teria monitorado Elian através das câmeras de segurança, demonstrando ciúme ao vê-lo interagindo com outras pessoas.
DESFECHO
Após o ocorrido, Matte chegou a procurar a cúpula de jornalismo da Record TV, mas o caso não foi resolvido. Sem alternativas, ele abriu um Boletim de Ocorrência (B.O) contra Márcio. O diretor foi indiciado pela Polícia Civil de São Paulo (PCESP) em abril deste ano.
Ainda segundo o jornal, o gestor de RH aceitou um acordo de transação penal proposto pelo Ministério Público e terá que pagar valor correspondente à cinco salários mínimos, no prazo de 30 dias. A quantia será revertida ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD).
Com a repercussão do caso, Márcio foi desligado da empresa e afastado da Igreja Universal do Reino de Deus.
Elian foi diagnosticado com Síndrome de Bournot e estresse pós-traumático após a situação.
BUSQUE AJUDA
Se você está se sentindo triste, tem intenções de ferir o próprio corpo, se sente sem esperança e pessimista na maior parte do tempo, ou conhece alguém que passa por essas ou situações semelhantes, isso pode estar ligado a um problema de saúde mental e há inúmeros tratamentos na rede pública ou privada capazes de oferecer ajuda.
ONDE PEDIR AJUDA
Centro de Valorização da Vida (CVV)
Atendimentos por meio do telefone 188 ou por chat no site da entidade. O sigilo é garantido.
Núcleo de Saúde Mental do Samu
O Núcleo de Saúde Mental (Nusam) atende demandas de forma virtual e presencial, através do número 192
Atendimento público
Na rede pública, é possível receber assistência psicológica nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e nas Unidades Básicas de Saúde, como postos.