A coroação do rei Charles III, realizada neste sábado (6), no Reino Unido, marca um momento histórico para a monarquia britânica e reúne, desde cedo, convidados de todo o mundo, representantes políticos de diversos países e integrantes da família real.
Logo de início, a procissão deu a largada ao percurso, com duração de 33 minutos, que levou o rei Charles III e a rainha Camila do Palácio de Buckingham à Abadia de Westminster.
A carruagem Diamond Jubilee State Coach, criada para comemorar o 60º ano da rainha Elizabeth II no trono e usada pela primeira vez em 2014, foi a escolhida para o momento. Segundo a imprensa britânica, a coroação de Carles III, inclusive, está sendo menos luxuosa que a de Elizabeth II, quando realizada em 1953.
Sem Meghan, o príncipe Harry foi um dos que chegaram cedo ao evento, mas sequer ao lado dos filhos. O integrante da monarquia se sentou ao lado de outros convidados, sem participar ativamente da cerimônia. Enquanto isso, o pequeno prícipe George, filho de William e Kate Middleton, chegou ao local como pajem, assim como os netos da rainha Camila.
Na primeira etapa da cerimônia, durante o Reconhecimento, Charles III foi apresentado aos presentes pelo arcebispo de Canterbury. A congregação gritou "God Save King Charles".
"Eu, Charles, solene e sinceramente na presença de Deus, professo, testifico e declaro que sou um fiel protestante e que irei, de acordo com a verdadeira intenção das leis que garantem a sucessão protestante ao trono, defender e manter as referidas promulgações com o melhor de meus poderes de acordo com a lei", declarou ele logo de início, realizando o Juramento de Coroação.
Coroado oficialmente
Logo após isso, o processo de coroação oficial teve início. Para tal, uma saudação de 62 tiros foi disparada na Torre de Londres, com uma salva de seis tiros no Horse Guards Parade. Além disso, outros 21 tiros foram disparados em 13 locais em todo o Reino Unido, incluindo Edimburgo, Cardiff e Belfast, e em navios da Marinha Real.
"Rei dos reis e Senhor dos senhores, abençoai, nós vos rogamos, esta Coroa, e assim santificai vosso servo Charles, sobre cuja cabeça hoje a colocais como um sinal de majestade real", disse o arcebispo da Igreja da Inglaterra pouco antes de Charles III receber, então, a coroa.
A coroa utilizada para consagrar Charles é, inclusive, usada exclusivamente no momento da coroação. Feita para a coroação de Charles II, ainda em 1661, ela substituiu a própria versão medieval, derretida por parlamentares em 1649, após a execução do rei Charles I.
Assumindo o trono do Reino Unido, Chales III recebeu homenagem do filho, o príncipe William, durante a última etapa da coroação como rei. Logo em seguida, Camila foi coroada como rainha do Reino Unido.
Camilla foi coroada com a coroa da rainha Mary. O item foi encomendado para coroação da rainha consorte esposa do rei George V, em 1911.
ONDE ASSISTIR A COROAÇÃO DO REI CHARLES III
A coroação do rei Charles III acontece neste sábado (6), desde as 6h horário de Brasília, com transmissão da Globonews na TV, e também no Globoplay e G1. Além das transmissões no site oficial e no canal do Youtube da CNN Brasil.
A transmissão no Brasil é ancorada pela apresentadora Cecília Flesch. Os comentários do momento solene são feitos pelo historiador e especialista em monarquia Francisco Vieira juntamente aos comentaristas internacionais Marcelo Lins e Marita Graça.
A tradução é executada por Anna Vianna e os correspondentes Cecília Malan, Rodrigo Carvalho, Murilo Salviano e Natalie Reinoso contribuem com informações direto de Londres.