Vai comemorar a virada de ano com festa? Então não pode faltar uma bebida, seja ela a cerveja, o espumante, o suco ou a água. Mas para quem se planejou em cima da hora, é possível usar alguns truques para gelar o líquido com mais rapidez.
A cerveja, por exemplo, deve ter no mínimo 6 °C para ser consumida, de forma que o sabor seja preservado adequadamente. Para atingir essa temperatura, ela deve ficar cerca de 1 hora na geladeira ou 20 min no freezer (se quiser ainda mais gelada).
Se você não tem todo esse tempo à disposição, uma alternativa é colocar a cerveja em um cooler com gelo, sal, álcool e água. O sal reduz o ponto de congelamento da água, que fica mais fria que o gelo puro, enquanto o álcool acelera a troca de calor, deixando o ambiente ainda mais frio.
A água, por sua vez, fica encarregada de distribuir essa temperatura pelas garrafas e latas no cooler. Seguindo essa dica, a bebida pode gelar entre 5 e 10 minutos.
Para que a combinação funcione, é preciso seguir um ritual e proporção específicos, como elencado a seguir:
- Encha de gelo o cooler ou um recipiente grande, como uma bacia, em uma quantidade que cubra as latas ou garrafas, mas não coloque as bebidas ainda
- Agora faça uma simples operação matemática: para cada saco médio de gelo (cerca de 5 kg), adicione ½ copo de sal
- Em seguida, adicione um copo de álcool líquido e uma quantidade de água que cubra o gelo
- Misture tudo e coloque as bebidas no recipiente, de modo que todas fiquem em contato com o gelo e a água. Depois de 5 ou 10 minutos, lave as latas e garrafas e sirva-se.
Outro truque que pode ajudar nesse processo é girar suavemente a bebida no recipiente a cada 2 minutos. Para isso, o cooler não pode estar muito cheio.
Além dessas dicas, é necessário ter cuidado com o manuseio do álcool, que deve ser mantido longe de crianças e de fontes de calor.
Consumo inteligente
Você também pode optar por umedecer um guardanapo com água e colocar sobre a bebida que vai para a geladeira ou freezer.
A água no papel vai absorver a energia (calor) mais rápido do recipiente, acelerando a refrigeração. Mas nesse caso, há maior risco de a cerveja congelar quando colocada no freezer.
Além de esfriar mais rápido, você ainda pode evitar que a bebida esquente com facilidade. Aqui, podem ser usados acessórios como isopor ou outro material isolante, ou copo térmico.