Casal de idosos de Mulheres Apaixonadas mudou o Brasil; relembre história dos atores

Oswaldo Louzada e Carmen Silva, que interpretaram Leopoldo e Flora, ambos morreram em 2008, pela mesma causa, falência múltipla dos órgãos

O Estatuto do Idoso completou 20 anos em outubro de 2023. A lei 10.741, sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve a discussão fomentada por conta da novela "Mulheres Apaixonadas", da TV Globo. O folhetim, atualmente no ar em Vale a Pena Ver de Novo, contava a história de Leopoldo (Oswaldo Louzada) e Flora (Carmem Silva). 

O casal de idosos sofria maus-tratos da neta Dóris, interpretada por Regiane Alves. A personagem os desprezava e os humilhava, além de roubá-los algumas vezes. À época da exibição da novela, a atriz já relatou ser xingada nas ruas pela população. 

Conforme o site Memória Globo, Manoel Carlos, autor da novela, decidiu abordar o assunto ao notar a diferença do tratamento entre idosos brasileiros e norte-americanos

Projeto de lei

Na época, a discussão do Projeto de Lei estava parada há cerca de seis anos. A partir das cenas de exibidas, houve pressão popular para que o PL fosse aprovado e sancionado. 

Carmen Silva e Oswaldo Louzada participaram de uma audiência pública no Senado em que apoiaram o Estatuto da Pessoa Idosa. Regiane Alves também esteve na Casa e pediu a aprovação do projeto, o que ocorreu semanas depois.

O PL é de autoria do então deputado Paulo Paim e contou com a colaboração de especialistas e organizações ligados à causa. 

Oswaldo Louzada e Carmen Silva

Oswaldo e Carmen morreram em 2008 por falência múltipla dos órgãos. Oswaldo morreu em 22 de fevereiro de 2008, em um hospital, no Rio de Janeiro, aos 95 anos. 

Já Carmen morreu em 21 de abril de 2008, quase dois meses depois de Oswaldo. Também por falência múltipla dos órgãos.