Almir Sater, um dos nomes mais marcantes da primeira versão de Pantanal, em 1990, na TV Manchete, ganhou um novo personagem icônico no remake da Rede Globo.
Antes como Trindade e agora Eugênio, o artista continua a emocionar o público na obra de Benedito Ruy Barbosa e alcançou grande sucesso.
Quem é Almir Sater?
Almir Eduardo Melke Sater, mais conhecido como Almir Sater, tem 65 anos e é um violeiro, cantor, compositor, ator e instrumentista brasileiro.
Nascido em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, numa família de raízes turcas e libanesas, o artista toca violão desde os 12 anos.
Na cidade natal, dedicou-se ao estudo de viola de 10 cordas, tendo Tião Carreiro como mestre. Em busca da carreira solo, foi para São Paulo e gravou seu primeiro disco em 1981, Estradeiro.
O artista também fez parte da Geração Prata da Casa no início dos anos 80, sendo uma das principais atrações do movimento da música sul-mato-grossense.
Almir Sater na Novela Pantanal
Primeira versão
Almir estreou como ator na versão original da telenovela Pantanal pela Rede Manchete em 1990. Na trama, ele deu vida a Trindade, um peão misterioso, e teve seu grande sucesso "Um Violeiro Toca" incluído na trilha sonora.
O personagem violeiro trabalhava na fazenda de José Leôncio e uma das lendas que envolvia a trama dizia que Trindade tinha pacto com o diabo.
Além disso, a grande amizade de Trindade com Tibério, personagem de Sérgio Reis, foi um marco para o folhetim. Os dois cantavam e tocaram lado a lado muitas vezes.
Remake
No remake de Pantanal, Almir Sater interpreta Eugênio, um chalaneiro responsável por levar os moradores e visitantes ao Pantanal pelo rio.
Na nova versão, Almir e o filho, Gabriel, contracenaram juntos. O primeiro encontro de Eugênio e Trindade na trama rendeu fortes emoções aos fãs e marcou um recorde de audiência para Pantanal.
Na cena, os dois cantaram juntos em homenagem a um peão da fazenda de Zê Leôncio, personagem de Marcos Palmeira.
Gabriel assumiu a responsabilidade de interpretar o personagem do pai na primeira versão da obra.
Sérgio Reis e Almir Sater
Os dois atores estiveram juntos em Pantanal em 1990. Amigos de longa data, Sérgio Reis convenceu Almir a aceitar trabalhar na novela.
Juntos, interpretaram a dupla de violeiros Tibério e Trindade, tendo gravado, inclusive, músicas na trilha sonora da novela. Eles ainda trabalharam juntos em mais dois folhetins, O Rei do Gado (1996), da Globo, e Bicho do Mato (2006 – 2007), na Record TV.
Quer saber mais sobre cultura pop, filmes, séries e famosos num só canal? O Zoeira está no Telegram! Acesse o link: https://t.me/zoeira_dn