Grupo doa 1.200 litros de sopa por mês para famílias carentes do bairro Vicente Pinzón

Alimento é oferecido a 150 famílias da comunidade sempre às terças e quintas-feiras

Da União de Jovens do Vicente Pinzón, Organização da Sociedade Civil (OSC) com mais de 10 anos de atuação solidária na área do Grande Mucuripe, em Fortaleza, surgiu o recente projeto "Sopão em Ação", que oferta à comunidade carente 1.200 litros de sopa por mês.

A refeição consegue atender 150 famílias com crianças na faixa etária de 4 a 12 anos. A entrega é feita semanalmente às terças e quintas-feiras, sendo distribuído em cada dia um litro de sopa por família cadastrada na entidade.

O vice-diretor da OSC, Márcio Luz, destaca que as voluntárias do projeto foram capacitadas pela Escola de Gatronomia Ivens Dias Branco. Lá, elas aprenderam o manejo correto dos alimentos e as boas práticas culinárias. O resultado, ele diz, é imediatamente percebido no olhar das famílias.

"Eles ficam tão felizes, porque são pessoas que não têm muito o que comer em casa e a gente, por outro lado, também fica contente de poder ajudar", pondera. 

Para um futuro breve, Márcio deseja que o projeto consiga alcançar mais famílias. "Nossa ideia era servir o dobro de sopa (2.400 litros), mas a gente depende de ajuda. Existe uma demanda que a gente não conseguiu atender ainda".

Preparo

Além do apoio da iniciativa privada e do Sindicato dos Petroleiros, o preparo da sopa é feito feito com legumes e verduras doados pelo Programa Mais Nutrição que atende 90 instituições de assistência social em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, na Região Metropolitana. 

A iniciativa também integra o Mais Infância Ceará, cujo programa beneficiou 26.784 pessoas de 31 de municípios com 470 toneladas de alimentos "in natura", polpas e outros preparos de alimentos. 

Segundo o governo do estado, a ideia é combater o desperdício de alimentos ao mesmo tempo que promove a segurança alimentar e nutricional das famílias.