Vacinada contra a Covid-19 nesta segunda-feira (25), a idosa Nanete Uchôa, de 81 anos, comemorou a imunização dançando ao som de "Bum Bum Tam Tam", música de MC Fioti com clipe regravado nos corredores do Instituto Butantan. A felicidade da cearense foi registrada no Centro de Eventos, local onde a vacinação deve ser conduzida em Fortaleza nos próximos dias.
Ao lado da filha, a publicitária Keila Uchôa, Nanete se mostrou grata e citou o esforço vivenciado dentro de casa nos últimos meses por conta da pandemia.
"Essa menina (filha) esperou mais que eu. Era prisioneira por minha causa", disse a senhora aos risos após receber a vacina.
Keila e Nanete ficaram de março a julho de 2020 em isolamento completo, fazendo compras apenas por aplicativo. Já em agosto, surgiu uma emergência dentária e Nanete precisou sair de casa para uma consulta. "Ela tinha quebrado um dente nesse período de isolamento e chegou um momento que ela disse que precisava ir ao dentista. A partir disso, a gente passou a ir ao consultório, depois passamos a ir ao supermercado e fazer coisas pontuais uma ou duas vezes por semana. Em agosto, ainda, eu cheguei a ir para uma reunião de trabalho apavorada", relata Keila.
Logo depois, em novembro, com a flexibilização das medidas de isolamento social, mãe e filha chegaram a fazer uma viagem para Recife. "Já em dezembro, com a alta de casos novamente, a gente voltou a fazer quarentena, passamos o natal e o ano novo em casa mesmo", relata.
Conforme a filha, o período foi ainda mais difícil para mãe, que é ativa, frequentava a academia assiduamente, e é acostumada a fazer viagens ao longo do ano. "Meu pai faleceu há três anos. Desde então, eu passei a trabalhar em casa para ficar mais perto da minha mãe. Ela tem uma vida completamente independente, então o isolamento foi difícil pra ela", completa Keila.
Com a primeira dose da vacina aplicada em Nanete, Keila considera que é um passo para o retorno à vida normal da mãe. "Ela quer voltar à rotina que ela tinha. Ela quer a vida dela de volta. E essa vacina é uma possibilidade para isso", finaliza. Nanete comemorou com a filha a imunização e disse que já planeja o retorno à rotina. "Á emoção é grande. Eu estou realizada porque eu realizei primeiro o sonho dela e depois o mei. Vou voltar à minha rotina de viagens, passeios, academia. Vou ficar ainda mais feliz quando receber a segunda [dose]. Estou feliz e agradecida a Deus, ao povo e à vacina", declarou Nanete.
Assim como Nanete, Alzinira Cavalcante Bezerra, de 87 anos, também foi outra idosa vacinada no Centro de Eventos. No carro, ela recebeu os votos de parabéns pela vacina, mas também pelo aniversário, comemorado na mesma data. A equipe de saúde responsável pela aplicação das doses comandou o momento.
Falha no sistema
Além dela, outros idosos acima de 75 anos também compareceram ao espaço nesta segunda (25), logo após falha constatada no sistema de agendamento da vacinação na Capital.
De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, que liberou a plataforma ainda no domingo (24), alguns dos que estiveram no drive-thru acabaram sendo imunizados. No entanto, esse público só deve começar a integrar os atendimentos a partir de quarta-feira (27).
Confira nota completa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS):
Devido a inconsistências no sistema VacineJá, 863 idosos agendaram sua vacinação contra a COVID-19 para o Centro de Eventos. A SMS pede aos idosos para não compareçam ao local, conforme orientação repassada para os mesmos por telefonemas, mensagens via Wathasapp e e-mail. No entanto, não há prejuízo para aqueles que estão se dirigindo ao local, nesta segunda-feira (25/01), pois estão recebendo a vacina em sistema drive-thru, a fim de garantir o cumprimento dos protocolos sanitários de distanciamento social.