Moradores do José Walter enfrentam queda de energia há quase 24 horas
Residentes afirmam que transtorno causou prejuízos financeiros
Os moradores de algumas ruas da 1ª etapa do bairro José Walter, em Fortaleza, tiveram o fornecimento de energia interrompido nesta sexta-feira (15). Enfrentando quase 24 horas sem eletricidade, os residentes afirmam que a queda de energia causou prejuízos financeiros.
Veja também
Dono de uma residência na rua 9, Fábio Paz conversou com o Diário do Nordeste e explicou que o transtorno começou por volta das 16h de sexta, quando o fornecimento de energia na casa passou a oscilar.
“Eu tenho, na minha casa, um medidor, e uma energia que deveria ser 220V, estava dando 80V ou 90V. [...] E mesmo assim, não era constante. Às vezes, parava total e, às vezes, ficava uma energia muito fraca. Um ventilador, por exemplo, não conseguia ser ligado”, disse ele.
Também segundo o morador, a queda de energia teria ocorrido em, ao menos, cinco ruas e afetado os postes da região, deixando a vizinhança sem iluminação pública.
Tentando solucionar o problema, Fábio e outros moradores entraram em contato com a Enel diversas vezes ao longo da noite, mas a companhia não revelou o que motivou o transtorno. Durante as ligações, a empresa de distribuição elétrica ainda chegou a fornecer vários prazos para a resolução do problema, entretanto, nenhum foi cumprido.
“Nenhuma equipe da Enel passou na nossa rua. [...] Eles tinham, primeiro, uma previsão até às 22h de ontem, depois deram a previsão para a madrugada, mas não foi cumprida. Aí,de manhã, tinha uma previsão para às 10h, e aí, eu liguei de novo às 10h55, e nessa ligação, eles disseram que já era para ter sido feito, que não sabem o que houve, não deram justificativa”, relatou o residente.
PREJUÍZOS
Também afetada pela situação, a moradora Elizângela Vale afirmou ter perdido diversos alimentos por falta de refrigeração adequada, além de estar sofrendo sem o funcionamento de equipamentos essenciais, como câmeras e portão automático.
“(Estamos sendo afetados) de várias formas: equipamentos sem funcionamento, perdemos muitos alimentos da geladeira e congelador [...] Meu celular está com bateria 50%, mas porque eu carreguei no carro, ou seja, liguei o carro para carregar o celular e ter acesso à comunicação”, explicou ela.
Além do prejuízo financeiro, a residente ainda falou sobre o desgaste da família com a situação: “Temos uma bebê em casa, e ela não está conseguindo dormir com o calor [...] (Também tem) o estresse de não ter nenhuma solução real”.
O QUE DIZ A ENEL?
O Diário do Nordeste entrou em contato com a Enel, mas, até a publicação desta matéria, não obteve retorno.